Covid-19: Cabo Verde gastou 8,2 ME em projetos de resposta até novembro

7 de Janeiro 2023

O Estado cabo-verdiano gastou até novembro 901 milhões de escudos (8,2 milhões de euros) em projetos de resposta direta ou indireta à covid-19, pouco mais de 60% do total orçamentado para 2022, segundo dados do Ministério das Finanças.

De acordo com dados do relatório de execução orçamental de janeiro a novembro, compilados esta semana pela Lusa, o Tesouro cabo-verdiano financiou 56,8% desses gastos, tendo o restante sido suportado por empréstimos (38,7%) e donativos (4,5%).

O Governo cabo-verdiano inscreveu para estes programas a executar em 2022 uma verba total de 1.475,5 milhões de escudos (13,4 milhões de euros), mas apenas 61,1% foi utilizada até novembro.

Entre os projetos executados até novembro contam-se ações de prevenção e combate à doença, com 401,5 milhões de escudos (3,6 milhões de euros), e a implementação de rendimento social de inclusão, com 288,3 milhões de escudos (2,6 milhões de euros), mas também no programa “Escola sem Covid”, no reforço do setor de saúde no combate à pandemia e na garantia de cuidados a pessoas dependentes.

Cabo Verde não tem restrições em vigor, com exceção do uso de máscara em unidades de saúde, e desde novembro que não regista qualquer óbito associado à covid-19.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, há sete casos ativos de covid-19 em Cabo Verde ao dia de hoje e desde o início da pandemia, em março de 2020, registaram-se 412 mortes por complicações associadas à doença, entre um total de 63.207 casos positivos detetados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights