Mães e bebés de novo juntos no pós-parto no hospital público de Macau

12 de Janeiro 2023

Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram esta noite que, a partir de hoje, mães e recém-nascidos já não permanecem separados durante o internamento no hospital público, pondo fim a uma polémica medida que impedia a amamentação direta.

“Face ao alívio da situação epidemiológica em Macau, a pressão causada pela falta de camas no Centro Hospitalar Conde de São Januário [CHCSJ] também foi aliviada” e foi retomada “a área de internamento das enfermarias de cuidados pós-parto, o que possibilita que as mães possam amamentar o recém-nascido” no quarto onde estão internadas, refere-se num comunicado dos Serviços de Saúde.

Macau cancelou recentemente as medidas de prevenção e controlo da covid-19 e, na sequência do maior surto no território desde o início da pandemia, o hospital público começou a separar mães e filhos após o parto, permitindo que os bebés fossem alimentados por uma enfermeira com leite recolhido pelas mães.

Num primeiro comunicado divulgado hoje em língua portuguesa, as autoridades sanitárias alteraram a medida, anunciando que as mulheres que quisessem amamentar poderiam fazê-lo dez horas após o parto e mediante registo junto de um profissional de saúde.

Ao fim do dia, os Serviços de Saúde cancelaram também esta nova regra, comunicando o regresso à normalidade.

A separação hospitalar foi denunciada por Ana Jael Tavares, portuguesa a viver em Macau, que disse em entrevista à Lusa ter sido impedida de ver a filha nas primeiras 30 horas após o parto.

“Mesmo quando me deixaram vê-la e pedi para amamentar, fizeram uma pressão terrível para não amamentar. Eu estava numa ala que está resguardada, à qual só têm acesso médicos e enfermeiros. Uma pediatra e uma enfermeira estiveram ali imenso tempo para eu não amamentar”, salientou Ana, notando a “violência tremenda” da separação a que esteve sujeita.

Não ter amamentado durante as primeiras 30 horas significa também que a recém-nascida foi alimentada sem permissão dos pais com leite em pó: “Ninguém me pediu absolutamente nada”, reforçou a mãe, de 41 anos.

Na sequência deste caso, a Associação Promotora de Aleitamento e Cuidados Infantis de Macau (APACIM) expressou preocupação com a separação à nascença de mães e bebés no único hospital público do território.

“É difícil de acreditar”, reagiu à Lusa a presidente da APACIM, que se mostrou “bastante surpreendida com a notícia”.

Virginia Tam realçou que, mesmo que a mãe tenha covid-19 – o que não era o caso de Ana Jael Tavares – a medida “não está em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde” no que diz respeito à amamentação.

“Desde o início [da pandemia], o requisito é que as mães fiquem com o bebé e cumpram os requisitos de higiene, como o uso de máscara, a lavagem frequente de mãos, mas a preferência é que a mãe e o bebé sejam mantidos juntos”, realçou a responsável, notando ainda “os benefícios do contacto pele com pele” entre mãe e filho logo após o nascimento para, entre outros, facilitar a amamentação.

No mesmo comunicado, os Serviços de Saúde salientaram que “a política de promoção do aleitamento materno e criação de um ambiente mais favorável para a amamentação se mantém inalterada”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights