Macau recebe maior número de turistas desde o início da pandemia

14 de Janeiro 2023

Macau recebeu na sexta-feira quase 47 mil visitantes, o valor diário mais elevado desde que a região chinesa detetou o primeiro caso de Covid-19, há quase três anos, anunciaram as autoridades do território.

A cidade registou a entrada de 46.702 turistas na sexta-feira, “o volume mais elevado desde o início da pandemia, em 26 de janeiro de 2020”, escreveu a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau num comunicado.

Ainda de acordo com a DST, mais de 36.900 visitantes vieram da China continental, depois de Pequim ter aliviado as restrições anti-covid-19, permitindo aos chineses entrarem em Macau sem apresentar um resultado negativo à Covid-19.

Mais de 8.400 turistas vieram de Hong Kong, onde, também na sexta-feira, centenas de residentes esperaram horas no terminal marítimo de Sheung Wan para adquirir bilhetes de barco para Macau, avançou o jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Isto depois de a DST ter lançado uma promoção, válida até 31 de março, permitindo a quem compre um bilhete de barco ou de autocarro para visitar Macau ter direito a outro de regresso a Hong Kong, não podendo o retorno ser no mesmo dia.

A DST prometeu “continuar a fazer todos os esforços para expandir as fontes de turistas”, acrescentando que espera que Macau receba mais visitantes durante o Ano Novo Lunar, que este ano se comemora entre 22 e 28 de janeiro.

Perto de um milhão de residentes na China pediram visto para visitar Macau e Hong Kong, mais 147,6% do que antes da mudança da política chinesa para a pandemia, disse na sexta-feira Liu Haitao, diretor-geral do departamento de inspeção e gestão das fronteiras da Administração Nacional de Imigração, citado pelo South China Morning Post.

Ainda assim, as autoridades locais disseram na quinta-feira esperar um máximo de 50 mil visitantes diários durante o Ano Novo Lunar, menos 70% do que antes da pandemia, devido à situação ainda irregular dos transportes marítimos e aéreos.

“Ainda há o problema dos transportes, não vamos conseguir ter todas as carreiras de ‘ferries’ a funcionar como antes da pandemia [de covid-19]. É impossível a retoma total dos voos e, por isso, é mais uma questão dos transportes que trazem os turistas”, justificou o diretor substituto da DST, Cheng Wai Tong.

Durante o Ano Novo Lunar de 2019, visitaram Macau 170 mil turistas por dia, sublinhou o responsável. “Não vamos conseguir de um momento para o outro registar o mesmo número de visitantes” que em 2019, notou.

Relativamente às reservas hoteleiras para a época festiva, o representante da DST sublinhou que, neste momento, a taxa situa-se entre os 30 e os 50%.

Macau, que à semelhança do interior da China seguiu a política de ‘zero covid’, cancelou recentemente a maioria das medidas de prevenção e contenção, após quase três anos de rigorosas restrições.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights