Dr. Pedro Brás, psicoterapeuta

Desequilíbrio emocional

01/15/2023

Sentirmos ansiedade ou tristeza é normal. Tudo muda quando nos sentimos demasiado tristes ou demasiado ansiosos face às nossas preocupações

Muitas pessoas questionam-se em que circunstâncias devem procurar ajuda, caso se sintam ansiosas e deprimida. Quais são as situações que merecem atenção e como distinguir se é algo temporário de algo que já é permanente.

Sentirmos ansiedade ou tristeza é normal. Estas sensações emocionais são reações às experiências que vamos vivendo na vida. Quando estamos a sentir medo, quando nos sentimos ameaçados, iremos entrar um estado de ansiedade ou quando nos sentimos tristes entramos num estado depressivo.

Quando as emoções que sentimos são muito fortes, ou arrastam-se pelo tempo sem que saibamos porque estamos assim, é um forte sinal para pedirmos ajuda. Por vezes sabemos o que nos preocupa ou de que temos medo, mas compreendemos que estamos a reagir emocionalmente de forma despropositada. Sentindo-nos demasiado tristes ou demasiado ansiosos face às nossas preocupações.

A má qualidade do sono, é um primeiro sinal de que estamos em desequilíbrio emocional. As insónias são um sinal muito claro da nossa ansiedade ou mesmo da depressão. A tensão constante, as preocupações constantes, o isolamento social, a apatia, o desinteresse por atividades prazerosas são também sinais que estamos em estados psicológicos perturbadores e se não conseguirmos sozinhos sair deles, devemos pedir a ajuda das pessoas que nos conhecem bem, dos amigos e família. Estas pessoas podem-nos ajudar a olhar para os nossos problemas de forma diferente, e com isso ajudar-nos a relativizar e a superar os problemas que nos puseram nestes estados.

As pessoas não pedem ajuda porque acreditam que podem superar estes estados emocionais sozinhos. A verdade é que, na maioria das vezes, conseguimos sozinhos ou com a ajuda das pessoas que gostam de nós, superar o que nos preocupa. Mas nem sempre isso acontece. Às vezes somos arrastados para estados emocionais que nos limitam e perturbam o nosso normal pensamento e não conseguimos sair destes estados mentais. Quando isso acontece devemos recorrer a ajuda profissional da psicoterapia.

A psicoterapia é um tratamento que ajuda as pessoas a desconstruírem as emoções que as perturbam, utilizando técnicas psicológicas que quebram os estados mentais e as dissociam de memorias de eventos traumáticos do passado.

Muitas vezes a medicação parece ser uma solução rápida. A verdade é que os calmantes, apenas atenuam os sintomas. A psicoterapia vai às causas, e as causas são sempre as nossas emoções que em algum momento se bloquearam dentro de nós, por termos vivido experiências que foram muito fortes e intensas e que em a dada altura não as conseguimos gerir e ainda hoje nos perturbam.

Existem testes psicológicos disponíveis online, que ajudam as pessoas a perceber o que estão a sentir e a intensidade do que sentem. Sempre que tivermos dúvidas sobre se o que sentimos é normal, ou já é um estado patológico, estes testes podem ser um bom indicador. No site da Clínica da Mente existe um conjunto de testes psicológicos que podem ser usados gratuitamente.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights