Governo espanhol avisa região de Castela e Leão para não limitar direito ao aborto

16 de Janeiro 2023

O Governo espanhol enviou um pedido oficial ao Departamento da Saúde da comunidade autónoma de Castela e Leão para não promover ações que limitem o direito legal das mulheres à interrupção voluntária da gravidez.

O Executivo enviou este requerimento na sequência de protocolos anunciados pela Junta de Castela e Leão alegadamente para prevenir a realização de abortos.

A comunidade autónoma de Castela e Leão alterou protocolos em matéria de abortos, que passam a implicar que os ginecologistas encaminhem diretamente para a área da saúde mental as mulheres grávidas que desejem interromper a gravidez, colocando-as a ouvir os batimentos cardíacos do bebé entre a sexta e a nona semanas.

Também incorporaram o uso de ultrasonografias 4D, habitualmente realizadas só na última fase da gravidez.

No mesmo documento, o Governo espanhol afirma que irá utilizar todos os mecanismos que o ordenamento jurídico põe ao seu dispor para defender a liberdade das mulheres na interrupção voluntária da gravidez, nos termos estabelecidos na lei em vigor em Espanha.

O Governo de Madrid realça ainda que irá velar para que não sejam levadas a cabo ações que impliquem limitações aos direitos fundamentais em nenhuma circunstância, em nenhum dos territórios do país, por nenhuma administração pública.

Algumas mudanças avançadas pelo vice-presidente de Castela e Leão, Juan García-Gallardo, do partido Vox – considerado populista e de extrema-direita -, foram posteriormente corrigidas pelo presidente do Conselho, Alfonso Fernández Manueco, do PP, que apontou o caráter voluntário dessas medidas e também negou que o seu objetivo fosse antiaborto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights