Câmara de Oliveira do Hospital comparticipa medicamentos a 200 munícipes

19 de Janeiro 2023

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que está a comparticipar medicamentos a duas centenas de munícipes, através do programa de apoio social “OHÁ+Saúde”.

De acordo com esta autarquia do distrito de Coimbra, este programa “tem vindo a garantir, a cada vez mais pessoas, o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, mas que por vezes não chegam a ser adquiridos por razões de caráter económico”.

Através deste programa, de que são beneficiárias as pessoas que se encontrem em situação de carência económica comprovada, a medicação sujeita a receita médica e contemplada pelo Sistema Nacional de Saúde é comparticipada a 100%, não existindo um ‘plafond’ máximo associado.

“É mais um significativo investimento na saúde dos cidadãos”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

A identificação dos beneficiários com acesso ao programa “OHÁ+Saúde” é realizada pelo Município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, em articulação e também por sinalização dos parceiros da Rede Social, de acordo com a sua condição de recurso.

O programa “OHÁ+Saúde”, em vigor desde 2020, resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Associação Dignitude, IPSS sem fins lucrativos, que está responsável pela Gestão do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento.

Em 2022, o investimento da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, ao abrigo deste protocolo, “foi na ordem dos 20 mil euros”, sendo que desde o início do programa já foram investidos “perto de 50 mil euros no apoio a estes cidadãos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights