Doze crianças morreram de uma misteriosa doença desde dezembro na Costa do Marfim

26 de Janeiro 2023

Doze crianças morreram de uma misteriosa doença desde dezembro numa aldeia no centro da Costa do Marfim, disseram esta quinta-feira várias fontes locais.

“Registámos seis mortes em dezembro de 2022, três na sexta-feira passada e mais três hoje, elevando o número total de mortes para 12″, em Kpo-Kahankro, a poucos quilómetros da cidade de Bouaké, disse Paul Kouassi, o presidente de uma associação juvenil da aldeia, citado pela agência France-Presse.

“A idade das vítimas varia entre 1 e 8 anos”, acrescentou, indicando que as crianças começam subitamente a endurecer e a vomitar.

François Kouakou Guié, um residente da aldeia que perdeu hoje a sua neta de 18 meses, apelou às autoridades para que encontrem “a origem deste mal” e lhe deem um fim, confirmando as 12 mortes de crianças desde o início de dezembro.

Dois ministros visitaram a aldeia em dezembro, após as primeiras mortes, e alguns dos doentes foram tratados no hospital universitário de Bouaké.

“Não sabemos o que se está a passar. O Governo recolheu amostras dos primeiros organismos em dezembro e ainda estamos à espera dos resultados. Após as três mortes de hoje, alguns pacientes ainda foram transferidos para o hospital de Bouaké”, disse Kouassi.

Contactada por telefone, uma fonte hospitalar que deseja permanecer anónima confirmou à agência noticiosa que crianças doentes desta aldeia foram admitidas hoje no Hospital Universitário de Bouaké.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights