Rotários do Algarve doam torre de laparoscopia ao hospital de Portimão

30 de Janeiro 2023

Os clubes rotários do Algarve doaram à unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) uma torre de laparoscopia de valor superior a 100 mil euros, anunciou esta segunda-feira a instituição de saúde.

Em comunicado, o CHUA adianta que o equipamento doado vai ser instalado no bloco operatório da cirurgia, permitindo “beneficiar as especialidades de cirurgia, ortopedia, ginecologia, urologia e otorrinolaringologia” e reduzindo o tempo de hospitalização no tratamento de doenças.

Na cerimónia de entrega da torre de laparoscopia, que decorreu na sexta-feira no auditório do hospital de Portimão, a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Varges Gomes, agradeceu a iniciativa dos clubes, em especial do Rotary Club de Lagos, que nos últimos dois anos organizou vários eventos para angariar fundos para a aquisição do equipamento.

“O CHUA tem muitas carências, esteve muito tempo sem investimento e achámos que este projeto seria transformador para a região. Com este equipamento [os rotários] são capazes de ter conseguido captar mais médicos para a região, pois estes gostam de trabalhar com tecnologia ao serviço das pessoas”, afirmou Ana Varges Gomes, citada no comunicado.

Por seu lado, o diretor do serviço de cirurgia 2 da Unidade Hospitalar de Portimão considerou que o equipamento doado é “imprescindível e vai permitir grandes ganhos para o doente: menos tempo no hospital e menos dores, reduzindo o tempo de hospitalização de 10 a 15 dias para três a cinco dias”.

Na mesma cerimónia, a representante dos rotários do Algarve, Anabela Bonin, reconheceu nesta entrega o “espírito de missão de todos os clubes rotários do Algarve”, frisando que “é importante acreditar para se poder alcançar”.

Também citada na nota, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, agradeceu à direção e profissionais do CHUA pelo trabalho desenvolvido, elogiou o movimento rotário e sublinhou que “a redução do tempo de hospitalização é uma evolução tremenda”.

Uma torre de laparoscopia é o conjunto de equipamentos utilizados para visualização (diagnóstico) e tratamento de doenças, principalmente, do aparelho digestivo, contribuindo para que as cirurgias sejam realizadas de forma mais segura e eficaz.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights