Governo garante criar carreira especial de técnico auxiliar de saúde este ano

31 de Janeiro 2023

A secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, apresentou esta terça-feira às estruturas sindicais as prioridades para as carreiras não revistas e assegurou que a carreira especial de técnico de auxiliar de saúde será criada este ano.

A proposta do Governo prevê a revisão, entre 2023 e 2025, de um conjunto alargado de carreiras que ficaram por rever desde 2008, ano em que houve uma reforma na administração pública que alterou vínculos, carreiras e remunerações no Estado.

No âmbito desta discussão, uma das prioridades será a criação da carreira especial de técnico auxiliar de saúde, que ocorrerá em 2023, garantiu a secretária de Estado da Administração Pública, em declarações aos jornalistas.

Para 2023 será ainda dada prioridade à revisão das carreiras de informática, oficiais de Justiça, vigilante da natureza, polícia municipal, carreira de investigação científica e carreiras do Tribunal de Contas.

No ano seguinte, serão revistas as carreiras de reinserção social e das inspeções da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Instituto da Segurança Social, entre outras, bem como a dos técnicos superiores de saúde.

Em dezembro, o Ministério da Saúde recebeu três estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da saúde, dando início ao processo de criação da carreira de técnico auxiliar de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Nas reuniões de hoje com os sindicatos da administração pública, o Governo apresenta ainda as principais linhas para a revisão do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho (SIADAP), que tem como objetivo acelerar as progressões na carreira.

LUSA/HN

5 Comments

  1. Graça Costa

    Gostaria de saber quais os requisitos para a carreira de técnico auxiliar de saúde. Trabalho como assistente operacional num hospital desde 1985.

  2. Sandra santos

    Eu gostarIa de uma informação que é como posso tirar o curso de técnico de auxiliar de saúde

  3. Sameiro Costa

    Gostaria de saber qual é os critérios para técnico auxiliar visto quando entrei a 30anos era auxiliar ação medica depois concorri auxiliar ação medica principal gostaria saber como fica .. obrigada

  4. Ana Maria Ferreira Miranda Miranda

    Sou assistente operacional desde 2000
    Será que passo automático para técnico ou através de concurso?

  5. luis

    boa tarde em resposta a Graça Costa,Sandra Santos, Sameiro Costa,Ana Miranda, digo todos A.O. passam automaticamente a TAS, embora depois os TAS principal e coordenador será através concursos e necessário curso de TAS. podem entrar e fazer parte grupo facebook SISTERP BRAGA

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Olá. Podes, por favor investigar e redigir uma notícia tão detalhada quanto possível, em português de Portugal e propor títulos condensados, palavras-chave separadas por vírgula e um lead com 250 caracteres, sem citações fictícias, sem subtítulos, sem referências, sem considerações finais, com base na seguinte informação:

A Bayer Portugal abriu as candidaturas para a 10.ª edição do prémio STEM4Health, dedicado a startups que desenvolvem soluções inovadoras com inteligência artificial na área da saúde. Inscrições decorrem até 2 de maio.

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights