Governo garante criar carreira especial de técnico auxiliar de saúde este ano

31 de Janeiro 2023

A secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, apresentou esta terça-feira às estruturas sindicais as prioridades para as carreiras não revistas e assegurou que a carreira especial de técnico de auxiliar de saúde será criada este ano.

A proposta do Governo prevê a revisão, entre 2023 e 2025, de um conjunto alargado de carreiras que ficaram por rever desde 2008, ano em que houve uma reforma na administração pública que alterou vínculos, carreiras e remunerações no Estado.

No âmbito desta discussão, uma das prioridades será a criação da carreira especial de técnico auxiliar de saúde, que ocorrerá em 2023, garantiu a secretária de Estado da Administração Pública, em declarações aos jornalistas.

Para 2023 será ainda dada prioridade à revisão das carreiras de informática, oficiais de Justiça, vigilante da natureza, polícia municipal, carreira de investigação científica e carreiras do Tribunal de Contas.

No ano seguinte, serão revistas as carreiras de reinserção social e das inspeções da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Instituto da Segurança Social, entre outras, bem como a dos técnicos superiores de saúde.

Em dezembro, o Ministério da Saúde recebeu três estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da saúde, dando início ao processo de criação da carreira de técnico auxiliar de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Nas reuniões de hoje com os sindicatos da administração pública, o Governo apresenta ainda as principais linhas para a revisão do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho (SIADAP), que tem como objetivo acelerar as progressões na carreira.

LUSA/HN

5 Comments

  1. Graça Costa

    Gostaria de saber quais os requisitos para a carreira de técnico auxiliar de saúde. Trabalho como assistente operacional num hospital desde 1985.

  2. Sandra santos

    Eu gostarIa de uma informação que é como posso tirar o curso de técnico de auxiliar de saúde

  3. Sameiro Costa

    Gostaria de saber qual é os critérios para técnico auxiliar visto quando entrei a 30anos era auxiliar ação medica depois concorri auxiliar ação medica principal gostaria saber como fica .. obrigada

  4. Ana Maria Ferreira Miranda Miranda

    Sou assistente operacional desde 2000
    Será que passo automático para técnico ou através de concurso?

  5. luis

    boa tarde em resposta a Graça Costa,Sandra Santos, Sameiro Costa,Ana Miranda, digo todos A.O. passam automaticamente a TAS, embora depois os TAS principal e coordenador será através concursos e necessário curso de TAS. podem entrar e fazer parte grupo facebook SISTERP BRAGA

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights