Hospital de Santa Maria organiza campanha de dádiva de sangue

12 de Julho 2023

O Hospital de Santa Maria vai organizar entre quinta-feira e sábado uma campanha de dádiva de sangue, para aumentar as reservas durante a Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que promove a segurança rodoviária no Verão.

A campanha vai permitir aos dadores de sangue experimentarem um simulador profissional de motociclismo, anunciou em comunicado o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), de que o Hospital de Santa Maria faz parte.

“Esta ação tem como objetivos aumentar as reservas de sangue, em particular em vésperas das Jornadas Mundiais da Juventude, e promover a segurança rodoviária nesta época do ano”, refere o comunicado do CHULN.

Os pilotos profissionais Rodrigo Valente, que corre no campeonato espanhol de velocidade, e Pedro Nuno, que participa no Mundial de Resistência, juntam-se a esta campanha solidária, acompanhando de perto a experiência dos dadores, que têm de se inscrever antecipadamente no simulador da Moto Trainer.

O comunicado do CHULN lembra que em Portugal são necessárias em média cerca de mil transfusões de sangue todos os dias, que dependem da solidariedade dos dadores.

Os dadores de sangue têm de ser saudáveis, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 18 e 65 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights