Epidemia de sarampo e cólera é “ameaça mortal” para as crianças na Etiópia

2 de Fevereiro 2023

A organização não-governamental (ONG) Save the Children avisou esta quinta-feira que a epidemia de sarampo e cólera na Etiópia é uma "ameaça mortal", já tendo matado mais de 30 crianças, com mais de mil casos reportados desde setembro.

“As crianças estão a enfrentar um risco cada vez maior de contraírem doenças, com o surto de cólera e sarampo a apertar o cerco na Etiópia, aumentando os receios para as crianças vulneráveis que já sofrem de má nutrição”, lê-se num comunicado desta ONG.

A epidemia de cólera está a afetar as regiões de Oroma e Somali, com pelo menos 1.055 casos reportados, incluindo 28 mortes, desde setembro do ano passado, acrescenta-se no texto, que salienta que “só no mês passado, mais de 316 casos foram registados nas duas regiões, o que representa um salto de 30% face aos 739 casos no final do ano passado, e há um milhão de pessoas em risco de contraírem a doença nestas duas regiões”, avisa a Save the Children.

O surto de sarampo também está a preocupar as autoridades e os ativistas defensores das crianças, já que só na última semana de janeiro foram identificados 357 novos casos desta doença, havendo seis mortes a registar.

“Uma combinação mortífera de grandes faltas de água, má higiene e serviços sanitários, incluindo defecação a céu aberto e falta de opções de tratamento com água, estão a motivar o rápido aumento dos casos de cólera, com a seca severa a exacerbar a situação”, alerta a Save the Children, avisando também que a situação vai piorar, na estação seca de janeiro a março, para as mais de 13 milhões de pessoas, incluindo 6,8 milhões de crianças, com falta de acesso a água.

“Na Etiópia, mais de dois terços dos doentes com cólera são crianças. Estamos preocupados porque a maior parte dos pacientes com cólera que morreram são crianças com menos de 14 anos, 25% dos quais com menos de 05 anos. Estamos a pedir mais fundos para garantir comida, água e serviços médicos às comunidades afetadas”, disse o diretor nacional da Save the Children para a Etiópia, Xavier Joubert.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights