Novas análises não detetam bactéria Legionella no Instituto Superior Técnico

3 de Fevereiro 2023

A realização de novas análises não detetaram a bactéria 'Legionella pneumophila' nas torres de arrefecimento de dois edifícios do Instituto Superior Técnico (IST), no campus da Alameda, em Lisboa, disse esta sexta-feira à Lusa fonte da instituição.

Numa informação enviada por ‘email’ à comunidade académica, no dia 26 de janeiro, e a que a Lusa teve acesso, o conselho de gestão do IST dizia que tinha sido informado no dia anterior da deteção da bactéria Legionella “em amostras recolhidas em dois dos edifícios do seu campus da Alameda: a torre de sul [departamento de química] e o edifício de matemática”.

Hoje, fonte do gabinete de comunicação do Técnico adiantou que no dia 27 de janeiro, “foram feitas novas análises aos sistemas de arrefecimento e [o resultado das análises] já deu negativo”.

Além de desligar esses sistemas, não foi necessário tomar mais medidas porque a bactéria estava “circunscrita” às torres de arrefecimento do ar condicionado dos dois edifícios, explicou a mesma fonte.

O Instituto Superior Técnico, pertencente à Universidade de Lisboa, confirmou também não ter registo de infetados pela bactéria, que provoca a infeção respiratória conhecida como doença do legionário.

Depois de detetada Legionella na torre sul e no edifício de matemática, espaço onde se situa a cantina social do campus da Alameda, o IST comunicou a ocorrência às autoridades de saúde e implementou “todos os procedimentos de segurança e de proteção da saúde pública protocolarmente previstos”, não tendo sido decretado o encerramento dos edifícios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights