Economista e docente universitária Manuela Menezes é a nova presidente do hospital de Ponta Delgada

6 de Fevereiro 2023

A economista consultora e docente na Universidade dos Açores Manuela Gomes de Menezes é a nova presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, anunciou esta segunda-feira o executivo açoriano.

A indicação da nova administradora, nascida em 25 de março de 1976 (46 anos), foi divulgada em comunicado pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) após uma reunião do Conselho do Governo, realizada em Ponta Delgada na quinta-feira.

Em 02 de dezembro de 2022, a presidente do HDES, Cristina Fraga, demitiu-se na sequência da demissão de 21 dos 25 diretores de serviços, que denunciaram problemas nas escalas da unidade.

Já perto do Natal, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, indicou que o hospital estava a funcionar “normalmente”, com as escalas da urgência já garantidas para janeiro e com a retirada dos pedidos de demissão por parte dos diretores de serviço.

Em novembro, cerca de 400 médicos da região (191 do Hospital do Divino Espírito Santo) tinham manifestado indisponibilidade para fazer mais do que as 150 horas de trabalho extraordinário obrigatórias por lei, reclamando um pedido de desculpas do vice-presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Artur Lima (CDS-PP) tinha afirmado em 11 de novembro que os médicos “não podem usar o dinheiro como moeda de troca para dispensar” a prestação de cuidados.

Segundo informação divulgada pelo Governo Regional, Manuela Gomes de Menezes é desde 2018 docente convidada na Universidade dos Açores, lecionando nas áreas de Economia, Gestão, Turismo e Relações Públicas.

Desde o mesmo ano é economista consultora na MM Business Consulting e sócia e ‘business developer’ da empresa de biotecnologia Azores Life Science.

Foi coordenadora geral da associação de solidariedade social Mãe de Deus, que, entre outras valências, gere seis lares de acolhimento de crianças e jovens em risco.

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e em Psicologia pela Universidade dos Açores, a nova administradora hospitalar fez também o mestrado na academia do arquipélago (Ciências Económicas e Empresariais, especialização em Gestão de Recursos Humanos) e frequentou uma pós-graduação na área de Recursos Humanos na universidade norte-americana de Harvard.

Em setembro passado iniciou o doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais nos Açores.

Além de Manuela Gomes de Menezes, o Conselho do Governo nomeou Sandra da Conceição Silva para presidente do conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM).

De acordo com a informação disponibilizada pelo Governo Regional, Sandra Silva, nascida em 04 de dezembro de 1975 (47 anos), é já vogal executiva desta administração, tendo desempenhado várias funções na USISM.

Tem formação em Enfermagem, inclusive Enfermagem Comunitária, pela Universidade dos Açores, e possui o título de especialista do Ensino Superior nesta área. Tem um mestrado em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights