PSD/Oeste diz que divisões entre municípios agravam problemas de saúde na região

9 de Fevereiro 2023

O PSD/Oeste defendeu que as recentes posições de Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior sobre a localização do novo hospital para a região, agravam os problemas de saúde na região e pede consensos.

“Colocar em causa o processo neste momento, em que o ministro da Saúde e o Governo se prepararam para anunciar uma decisão, não contribui em nada para a resolução do problema da saúde no Oeste, pelo contrário, é uma séria contribuição para o seu agravamento”, refere a distrital Oeste do PSD num comunicado.

Para os sociais-democratas, em vez que comprometer, deverá caber antes aos municípios “o papel de contribuir para que o processo decorra com celeridade, de forma justa para todos, e que promova a coesão territorial”.

“Se o caminho a seguir for o de reivindicar para a porta de cada um dos municípios o futuro Hospital do Oeste, então não iremos a lado nenhum e, desta vez, não vale a pena responsabilizar o Governo Central”, sublinharam.

O PSD/Oeste recordou que o projeto de um novo hospital para a região Oeste tem sido adiado pelas “restrições financeiras”, “pela inércia dos sucessivos Governos” e pela “sistemática divisão dos autarcas da região” quanto à sua localização, o que contribuiu para que “a resposta hospitalar no Oeste se tenha vindo a degradar e a tornar cada vez mais obsoleta do ponto de vista da eficiência dos recursos”.

A distrital Oeste do PSD abrange as concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Numa conferência de imprensa conjunta, os municípios de Óbidos (PSD), Rio Maior (PSD) e Caldas da Rainha (independente) defenderam a localização do novo hospital do Oeste neste último concelho e alertaram o Governo para a necessidade de “ter em conta critérios mais alargados” do que aqueles que foram analisados no estudo do futuro hospital do Oeste, cuja decisão o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que será divulgada até ao final de março.

O estudo, encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, aponta o Bombarral (no distrito de Leiria), como a localização ideal para o hospital que deverá servir todos os concelhos do Oeste.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights