Dia Internacional do Preservativo com atuação das Fado Bicha, numa iniciativa GAT e AHF

10 de Fevereiro 2023

Segunda-feira, 13 de fevereiro, durante todo o dia, o Largo do Intendente, em Lisboa, vai ser palco das comemorações do Dia Internacional do Preservativo com animação, distribuição de preservativos e rastreios rápidos e anónimos ao VIH, sífilis, hepatite B e hepatite C. Tudo grátis. As atividades, promovidas pelo GAT Grupo de Ativistas em Tratamento, começam pela manhã e só terminam ao fim da tarde.

O GAT junta-se à sua parceira internacional AIDS Healthcare Foundation (AHF), organizando em Lisboa um dos vários eventos comemorativos “Sempre na Moda”, que ocorrerão simultaneamente em 45 países, para destacar a importância de ajudar as pessoas a assumirem o controlo da sua saúde através do acesso gratuito e universal à educação sexual e a métodos de prevenção como o preservativo.

Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT, argumenta que “defender o uso do preservativo é mais vital do que nunca, quando mais de 1 milhão de infeções sexualmente transmissíveis são reportadas diariamente num mundo que está muito atrás das metas de prevenção do VIH definidas pela ONUSIDA. Mas podemos virar a página, trabalhando para garantir que toda a gente possa ter acesso a preservativos, um dos vários métodos de prevenção existentes, independentemente de onde vivam. No interior ou no litoral, em Portugal como no estrangeiro.”

Só no ano passado, o GAT distribuiu gratuitamente mais de um milhão e duzentos mil preservativos. Mas Ricardo Fernandes alerta que “as organizações comunitárias precisam de mais apoios e o Estado deveria fazer um maior esforço na distribuição gratuita desta forma de prevenção, mas também de outras, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), um medicamento que impede a infeção por VIH, e cujo acesso no SNS está muito dificultado pelas listas de espera, pelos critérios de adesão e processos de retenção, bem como pelo facto de não estar disponível em todos os hospitais.”

Dia 13, logo às 10h, começarão os rastreios e a distribuição de lubrificante (à base de água, compatível com látex) e de preservativos, tanto externos / “masculinos” como internos / “femininos”. Até às 17h30 estes serviços estarão a ser prestados, de forma inteiramente gratuita e anónima, numa carrinha e tenda, bem como por voluntários e mediadores que andarão pelo Largo e arredores.

Quanto à animação, está garantida. Às 12h assistiremos à pintura interativa de um mural por PorcaFlor, acompanhada da primeira atuação do DJ Marcolan.

Às 15h o palco no meio da praça irá receber a performance de corpo de ⒶURORⒶ. E logo depois, o concerto das Fado Bicha. A tarde termina com a segunda atuação do DJ.

Esta é uma iniciativa da AIDS Healthcare Foundation (AHF) com o GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – através do programa Lisboa Sem SIDA, e com a Junta de Freguesia de Arroios.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights