Kite e Arcellx desenvolvem CAR T-DDBCMA em fase clínica avançada para o mieloma múltiplo

15 de Fevereiro 2023

A Kite, uma empresa Gilead, e a Arcellx anunciaram o estabelecimento do acordo de colaboração estratégica global previamente anunciado pelas duas empresas para co-desenvolver e co-comercializar o CART-ddBCMA (D-Domain B cell maturation antigen), para o tratamento de doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refratário.

O mieloma múltiplo é uma doença incurável para a maioria dos doentes e permanece a necessidade de terapias eficazes, com perfil de segurança favorável e amplamente acessíveis.

“A colaboração com a Arcellx permitirá à Kite expandir-se para uma nova área de elevada necessidade médica não satisfeita e desenvolver uma terapia celular potencialmente best-in-class para ajudar muitos doentes”, disse Christi Shaw, Chief Executive Officer da Kite. “A terapia celular provou que pode mudar a forma como o cancro é tratado, criando uma terapia potencialmente curativa para cada doente individual, concebida a partir das suas próprias células T. Para fornecer terapia celular globalmente, e em escala, é necessária uma organização altamente coordenada e verticalmente integrada, desde a I&D, fabrico e comercialização, dedicada às necessidades únicas deste campo muito complexo. A equipa da Kite está entusiasmada por participar neste programa promissor no campo do mieloma múltiplo, juntamente com a talentosa equipa da Arcellx.”

“Esta colaboração representa um importante avanço para o mieloma e para a Arcellx”, disse Rami Elghandour, Chairman e Chief Executive Officer da Arcellx. “A combinação da nossa terapia potencialmente best-in-class CART-ddBCMA para o mieloma múltiplo com a liderança global da Kite na terapia celular fornece a fundação para comercializarmos a nossa terapia à escala. Mais importante ainda, esta colaboração está centrada na aceleração do acesso dos doentes às terapêuticas que necessitam. As sinergias entre as duas empresas são um ajuste natural. Ambas aportamos conhecimentos complementares à colaboração, permitindo que cada empresa contribua para a parceria sem duplicação ou interesses concorrentes, o que é fundamental para a construção de valor a longo prazo.”

Atualmente a ser investigado num ensaio de Fase 2, a CART-ddBCMA é a terapia de células T da Arcellx que utiliza o novo ligante sintético da empresa, o D-Domain. A Kite e a Arcellx irão desenvolver e comercializar conjuntamente o candidato CART-ddBCMA nos EUA, e a Kite comercializará o produto fora dos EUA, após as respetivas aprovações pelas Autoridades Reguladoras.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights