Carlos Cortes é o novo Bastonário da Ordem dos Médicos

16 de Fevereiro 2023

Carlos Cortes ganhou a segunda volta das eleições para bastonário da Ordem dos Médicos. O especialista em Patologia Clínica venceu Rui Nunes e sucede assim a Miguel Guimarães.

Notícia em atualização.

Carlos Cortes venceu a segunda volta das eleições para bastonário da Ordem dos Médicos. O especialista em Patologia Clínica venceu Rui Nunes e sucede assim a Miguel Guimarães.

Na segunda volta, o médico venceu com 11.176 votos a favor, contra 6.867 votos favoráveis ao médico Rui Nunes, num ato eleitoral que contou com 19.312 votantes.

O bastonário eleito, Carlos Cortes, tomará posse em data a anunciar até 30 dias depois da publicação dos resultados definitivos.

Carlos Cortes já tinha vencido a primeira volta, realizada a 19 de janeiro. Na altura, obteve 6.059 votos a favor, correspondendo a 28,01% dos  23.634 médicos que votaram. Nessa primeira volta, eram seis os médicos candidatos ao cargo, quatro deles do Sul (Fausto Pinto, Jaime Branco, Bruno Maia e Alexandre Lourenço).

“Juntos pela Saúde” foi o lema do candidato Carlos Cortes, especialista em Patologia Clínica e presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos no anterior mandato, que se propõe a liderar uma ordem “autónoma, independente e sempre interventiva, que não seja complacente ou submissa” e garante que será um bastonário “aglutinador e de proximidade”.

Nota biográfica

Nascido em Lisboa a 5 de janeiro de 1970, Carlos Cortes, vive em Coimbra desde o início dos seus estudos superiores. Concluiu a sua licenciatura em Medicina em 1999, tendo completado a sua especialização em Patologia Clínica em 2006 após ter cumprido com o serviço militar nos Açores. Desde então tem exercido a sua atividade profissional no Serviço Nacional de Saúde como Patologista Clínico. Tem a subespecialidade em Microbiologia Médica desde 2020. Detém também a Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, desde 2020, a Pós-graduação em Gestão e Direção em Saúde e a Pós-Graduação de Ética em Saúde pela Universidade de Coimbra.
Tem uma vasta atividade profissional que iniciou nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Fez o seu Internato Complementar (formação especializada) em Patologia Clínica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE. Pertenceu a diversas Comissões e teve responsabilidades em áreas como a Qualidade, Controlo de Infeção, Gestão de Risco, Gestão de Risco Clínico, Responsável da Formação, Ensaios Clínicos,
entre outros.
Em 2011 iniciou a sua atividade no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE (hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas), como Diretor do Serviço de Patologia Clínica e Diretor do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Para além da sua atividade clínica, foi Assessor da Direção Clínica e Responsável pela Reorganização e Centralização do Serviço de Patologia Clínica desta Instituição. Foi o Responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço que culminou com a certificação do mesmo pela NP EN ISO 9001:2008, e   atualmente NP EN ISO 9001:2015. Foi Coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e
da Resistência aos Antimicrobianos.
O Bastonário eleito foi ainda responsável pela elaboração do Manual de Boas Práticas Laboratoriais aprovado pela Ordem dos Médicos e Membro da Comissão Ministerial para a revisão da Portaria de Licenciamento dos laboratórios clínicos. Em 2020, apósconcurso público, tornou-se Assistente Graduado Sénior.
Desde sempre teve um interesse particular pelo associativismo e, em 2014, candidatou-se a Presidente da Secção
Regional do Centro da Ordem dos Médicos, cargo que ocupa até ao presente. É membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos. Foi Coordenador do Conselho Nacional de Pós-graduação da Ordem dos Médicos, órgão com responsabilidades no Internato em colaboração com os colégios de especialidade. É Presidente do Colégio da
Subespecialidade de Microbiologia Médica.
Foi membro da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do INFARMED e é membro de diversas Sociedades Científicas.
É, presentemente, co-coordenador e docente da Pós-graduação em Gestão Empresarial das Instituições de Saúde lecionado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra/Coimbra Business School.
Em paralelo, tem prestado consultoria à SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e à ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP. Tem também participado em vários estudos relacionado com o burnout na classe médica.
A sua atividade como Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tem sido pautada por uma intervenção pública marcada sobre as problemáticas e desafios que o setor da saúde tem enfrentado, tais como, a valorização da carreira médica e a defesa de condições adequadas para o exercício da medicina.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights