Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa venceram o SimUniversity Portugal

19 de Fevereiro 2023

São quatro os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), que constituem a equipa vencedora do SimUniversity Portugal 2023, que decorreu a 13 de janeiro, no Centro de Simulação da Nova Medical School.

Catarina Silva, Joana Ferreira, Miguel Bernardino e Raquel Barata vão agora representar Portugal no SimUniversity, competição europeia de simulação clínica promovida pela SESAM (Society for Simulation in Europe), durante o encontro anual desta organização, que em 2023 se realizará em Lisboa entre os dias 14 a 16 de junho. Esta é também a equipa vencedora da Cnilical Competition by AIMS Meeting 2023, desenvolvida em parceria com a Luz Learning Health.

Esta competição que acontece todos os anos, destina-se a alunos do 4.º ao 6.º anos de Medicina e é promovida pela Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim). O objetivo do SimUniversity é de estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.

O Hospital da Luz Learning Health – empresa da Luz Saúde dedicada a atividades de investigação, formação e inovação, tendo o maior Centro de Simulação atual do país – colaborou na seleção e no treino da equipa representante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenou depois a respetiva preparação.

A equipa realizou o SimSchool Med – um curso intensivo de simulação do Hospital da Luz Learning Health destinado a alunos de Medicina e jovens médicos, coordenado por André casado, que consiste no treino de equipas de emergência, com recurso a cenários simulados.

Nesta edição de 2023, participaram quatro equipas, em representação de quatro universidades de Medicina nacionais.

FMUL/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights