Serviço de Utilização Comum dos Hospitais nega despedimentos na lavandaria do Fundão

12 de Junho 2020

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) negou hoje que vá haver despedimentos na lavandaria hospitalar do Fundão e garantiu que só está a procurar uma "alteração do modelo de gestão", ao contrário do que foi denunciado pelo Sindicato Hoteleiro.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, esta associação de interesse público que gere o tratamento de roupa hospitalar diz que a lavandaria hospitalar do Fundão “não vai fazer qualquer despedimento”.

“A propósito das notícias veiculadas, informamos que não se está a equacionar qualquer despedimento e esclarecemos que o número de profissionais adstrito à exploração desta unidade é um total de 21”, é referido.

O SUCH ressalva que “o que se tem procurado é apenas a alteração do modelo de gestão que permita uma melhor rentabilização dos recursos, alocando os atuais recursos humanos e equipamentos, e visando o alargamento da atual prestação à área social e privada e não apenas ao âmbito hospitalar”.

A informação acrescenta que “estão a decorrer contactos com a Câmara Municipal do Fundão e operadores locais de forma a consolidar uma solução”.

Na terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro denunciou, em conferência de imprensa, que a lavandaria hospitalar do Fundão poderia estar em risco de encerrar e deixar no desemprego 25 pessoas, o que considerou “inaceitável” e “imoral”.

Esta estrutura sindical garantiu que alguns trabalhadores foram “surpreendidos” com uma proposta de rescisão do contrato de trabalho e denunciou o que considera ser uma “estratégia de esvaziamento” levada a cabo pelo SUCH, uma vez que estaria a haver transferência de serviço para outra unidade.

Referindo que a estrutura serve os hospitais da Covilhã, Fundão e Castelo Branco e frisando que o SUCH é uma entidade tutelada pelos ministérios da Saúde e das Finanças, o sindicato também exigiu uma resposta ao Governo.

Anunciou ainda que apresentou um pré-aviso de greve para o dia 25 de junho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights