AbbVie promove novas oportunidades de inovação em saúde

22 de Fevereiro 2023

A AbbVie acaba de lançar o programa de inovação aberta “LeapUp”. Dirigido a startups, este programa pretende promover e explorar as oportunidades trazidas pela inovação colaborativa, desafiando os candidatos a apresentarem projetos de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que facilitem e potenciem a gestão da doença tanto na perspetiva do profissional de saúde como do doente

A inovação tecnológica tem alterado profundamente a prática clínica e a relação entre profissionais de saúde e doentes. Consciente desta realidade e do seu papel no ecossistema da saúde, a AbbVie lança esta iniciativa com o objetivo de criar as condições necessárias para o desenvolvimento e sucesso destes novos projetos.

Desenvolvida em parceria com o Nova SBE Co.Innovation Lab, que é parte integrante do Nova SBE Innovation Ecosystem, a iniciativa procura soluções inovadoras que possam ser aplicadas em quatro áreas terapêuticas: dermatite atópica, doença inflamatória intestinal, linfoma e enxaqueca. Os candidatos deverão responder a desafios para qualquer uma destas áreas, que permitam:

– melhorar a experiência dos profissionais de saúde no acesso à informação, com impacto direto na vida do doente;

– otimizar a jornada do doente, acelerando o processo de diagnóstico, referenciação e tratamento, permitindo o acesso aos melhores cuidados de saúde;

– alertar para a doença e empoderar o doente, através da literacia em saúde, permitindo o mais rápido acesso ao especialista e a informação sobre a sua condição e tratamento;

– ter acesso a dados de vida real e value based healthcare, com agregação de dados clínicos que permitam uma tomada de decisão mais informada sobre diferentes terapêuticas.

De acordo com o diretor-geral da AbbVie, Antonio Della Croce, “fazemos parte do ecossistema da saúde, com o objetivo de dar resposta às necessidades não atendidas dos doentes. Este compromisso vai além do desenvolvimento de fármacos inovadores, leva-nos a procurar melhorar a experiência e o acesso à informação de profissionais de saúde e doentes, tendo um impacto real nas suas vidas. Com este projeto, de inovação tecnológica, queremos criar oportunidades para novos parceiros darem o seu contributo para a melhoria da gestão da doença”.

Já Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, realça a importância da inovação aberta como forma de potenciar essas novas oportunidades: “Os programas de inovação aberta com startups são uma das quatro linhas de atuação do Nova SBE Innovation Ecosystem. Acreditamos que a convergência de interesses mútuos e conhecimento entre empresas e startups disruptivas, tem um papel catalisador nestes diferentes atores. A escola tem um papel fundamental a desempenhar neste sentido, disponibilizando um ambiente seguro e controlado para a experimentação e livre circulação de ideias orientadas a resultados económicos e sustentáveis”.

As candidaturas estão abertas até ao dia 21 de abril de 2023. Mais informações podem ser consultadas aqui.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This