Câmara de Mafra exorta Governo a resolver problemas do Hospital Beatriz Ângelo

3 de Março 2023

 A Câmara de Mafra exortou esta sexta-feira o Ministério da Saúde a resolver os problemas do Hospital Beatriz Ângelo, lamentando a degradação da qualidade do serviço aí prestado aos doentes.

Numa moção aprovada hoje por unanimidade pelo executivo, a que a agência Lusa teve acesso, o município lamenta “profundamente o atual cenário de degradação da qualidade do serviço prestado aos doentes, manifestando publicamente a sua preocupação” relativamente à situação do Hospital Beatriz Ângelo, localizado em Loures.

Além do município de Loures e de Mafra, o Hospital Beatriz Ângelo serve os concelhos de Odivelas e Sobral de Monte Agraço.

No texto, a autarquia de Mafra exorta a tutela a, “independentemente do modelo adotado para a gestão do hospital, garantir condições quer para a valorização dos profissionais de saúde existentes, assegurando a retenção do talento, quer ainda para a contratação urgente dos trabalhadores necessários à resolução do problema da escassez de recursos humanos”.

Reiterando o pedido de uma “reunião urgente” com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Câmara de Mafra alerta também na moção para a “crescente degradação da qualidade do serviço prestado por este hospital, em grande medida devido à falta de profissionais de saúde”.

O executivo da Câmara de Mafra é composto por sete eleitos pelo PSD e dois pelo PS.

Desde quarta-feira que a urgência pediátrica do hospital de Loures passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00.

O ministro da Saúde Manuel Pizarro já anunciou que o plano para o funcionamento regular da pediatria na Área Metropolitana de Lisboa será conhecido na próxima semana.

Na quarta-feira, 11 chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral da unidade demitiram-se do cargo, justificando, numa carta de demissão consultada pela Lusa, que o hospital vive “os piores momentos da sua história” devido à “escassez de recursos humanos”.

Em declarações à RTP, a presidente do conselho de administração do Beatriz Ângelo pediu um regime de exceção para facilitar contratações, estimando serem precisos cerca de 60 médicos e lembrou que desde dezembro saíram seis pediatras, mas que só foi possível recrutar três em regime de prestação de serviços.

Entre as 09:00 e as 21:00 de sábados e domingos, a assistência às crianças e adolescentes com doença urgente que sejam da área de referência do Hospital Beatriz Ângelo será assegurada pelo Hospital São Francisco Xavier, Santa Maria e Dona Estefânia, todos no concelho de Lisboa, enquanto, no período noturno de todos os dias, o atendimento é feito pelas últimas duas unidades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights