DE-SNS garante que plano de reorganização das urgências pediátricas deverá manter aberto “grande parte” destes serviços

3 de Março 2023

A Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) acaba de anunciar que o plano de reorganização dos Serviços de Urgência de Pediatria médica, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, "deverá manter abertos no período noturno grande parte dos pontos da rede". 

Numa nota de imprensa esta sexta-feira divulgada, a DE-SNS recusa que seja verdade que a informação hoje veiculada “de que passariam a funcionar apenas 4 urgências pediátricas em período noturno na Área Metropolitana de Lisboa”, pois “não corresponde ao plano que está a ser desenvolvido”.

A direção executiva garantiu que “a estratégia de reorganização dos Serviços de Urgência de Pediatria médica na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que será concluída na próxima semana, após longas semanas de trabalho com os profissionais das várias instituições, deverá manter abertos no período noturno grande parte dos pontos da rede, visando assegurar a proximidade da população ao SNS”.

O organismo tutelado pelo Ministério da Saúde sublinhou o esforço que está a ser feito para garantir os cuidados de saúde dos utentes.

A DE-SNS tem a responsabilidade de coordenar a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, a participação dos utentes e o alinhamento da governação clínica e de saúde. Nesse sentido, o reforço do trabalho em rede entre as equipas das instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento atempado, constitui a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança para as crianças e adolescentes, as suas famílias e os profissionais de saúde”, lê-se na nota.

A DE frisou que “a reorganização das respostas do Serviço Nacional de Saúde está a ser analisada com a tranquilidade, ponderação e diálogo necessários, em matérias complexas e que afetam de forma profunda a vida das pessoas.”

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights