Oftalmologistas alertam para impacto do glaucoma pediátrico na qualidade de vida das crianças

10 de Março 2023

O Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) promove na próxima segunda-feira um webinar sobre glaucoma pediátrico. Na sessão, os especialistas irão abordar o impacto na na qualidade de vida das crianças. 

No âmbito da Semana Mundial do Glaucoma que se assinala de 12 a 18 de março, a SPO promove uma sessão que irá contar com a participação de especialistas de renome na área de oftalmologia pediátrica e vai abordar temas relacionadas com os tipos de glaucoma pediátrico, quais os sinais de alarme ou suspeita a que profissionais de saúde e familiares devem estar atentos.

A SPO explica, em comunicado, que “o glaucoma pediátrico é considerado raro, contudo quando se verifica resulta frequentemente em deficiência visual grave e é responsável por um impacto significativo no desenvolvimento e qualidade de vida das crianças afetadas, bem como das suas famílias”

Em idade pediátrica, o glaucoma pode ser dividido em dois grupos: primário e secundário. No glaucoma primário existe uma anomalia no desenvolvimento do sistema de drenagem do líquido intraocular, que resulta no aumento da pressão intraocular que por sua vez leva à lesão do nervo ótico.  Cerca de 10% dos casos podem ser hereditários e podem classificar-se de acordo com a idade da criança em que se registam os primeiros sinais associados.

O glaucoma pediátrico secundário pode resultar de doenças oculares, como doença inflamatória, de traumatismo ocular ou do uso de certos medicamentos como corticosteroides. As crianças que são operadas a catarata têm também uma probabilidade elevada de vir a ter glaucoma. Neste grupo, inclui-se também o glaucoma que pode surgir associado a doenças sistémicas como anomalias cromossómicas e genéticas.

A iniciativa destina-se a a especialistas de Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Neonatologia. As inscrições estão disponíveis aqui.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights