O workshop tem lugar no próximo dia 25 de março, nas instalações do EDOL. No evento, Carmen Garcia “vai partilhar a sua experiência pessoal e transmitir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de competências e técnicas que tornem o dia-a-dia do cuidador mais eficiente.”
A iniciativa terá como foco o apoio de cuidadores informais em áreas como a demência, incontinência, higiene e mobilização do idoso.
“Portugal não é um país para velhos, mas é, cada vez mais, um país de velhos. Segundo os censos de 2021, 23.4% da população residente no país tem mais de 65 anos. Atualmente, por cada 100 jovens, temos cerca de 182 idosos e, ao que tudo indica, a tendência será de agravamento nos próximos anos. Ainda assim, a verdade é que os cuidados aos mais velhos raramente são encarados como prioridade e, se existem cursos que preparam as pessoas, por exemplo, para a parentalidade, é difícil encontrar formações que se dediquem exclusivamente aos cuidados deste grupo frágil e muitas vezes dependente”, explica Carmen Garcia.
“Temos, no EDOL, um longo histórico de iniciativas de promoção de literacia em saúde e de apoio à população. Com o lançamento de Cuidaidoso pretendemos dar continuidade a este trabalho”, acrescenta Sara Madureira, do EDOL. “Com estas sessões pretendemos, sobretudo, contribuir e capacitar os cuidadores informais, para que o seu dia-a-dia seja mais eficaz. Acima de tudo, queremos minimizar a sobrecarga a que estão sujeitos. Tudo o que pudermos fazer para a tornar mais leve será um ganho para o cuidador enquanto pessoa, para o EDOL enquanto entidade e para a Sociedade em geral”, conclui.
O workshop será por duas sessões com duração de cerca de duas horas.
PR/HN/VC
0 Comments