Despesa do SNS com medicamentos teve a maior subida dos últimos nove anos em 2022

16 de Março 2023

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos teve em 2022 a maior subida dos últimos nove anos, ultrapassando 1.567 milhões de euros (+9,6%), e a dos utentes subiu 7,4%, segundo o Infarmed.

O relatório da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde indica que no ano passado a despesa do SNS com medicamentos atingiu 1.567,6 milhões de euros, mais 137,3 milhões de euro que em 2021, enquanto os gastos dos utentes ultrapassaram 816 milhões de euros, mais 56 milhões de euros que em 2021.

Os encargos do SNS com medicamentos têm vindo a subir desde 2014, mas a maior subida verificou-se de 2021 para 2022 (+9,6%).

Em média, segundo os dados do Infarmed, a despesa dos utentes com medicamentos foi de 82,80 euros ‘per capita’.

Os dados disponíveis no relatório de dezembro de 2022 dizem ainda que o medicamento com maior aumento de despesa foi o antidiabético Semaglutido (+19,8 milhões) e que a classe terapêutica com maior aumento de despesa foi precisamente a dos antidiabéticos (+20,5%).

O Semaglutido – indicado para a diabetes tipo 2 e comparticipado pelo SNS – tem estado envolvido em polémica, com relatos de faltas em farmácias, numa altura em que se noticiou que estava também a ser usado como medicamento para emagrecer.

Por causa das faltas reportadas pelos utentes, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia chegou a apelar para uma “prescrição médica muito controlada” do medicamento a pessoas não diabéticas.

As classes terapêuticas com maiores encargos em 2022 foram os antidiabéticos (mais de 378,5 milhões de euros) e os anticoagulantes, com mais de 184 milhões de euros (+7,8%). As maiores subidas na despesa foram registadas nos antidiabéticos (+20,5%) e nos medicamentos para reduzir o colesterol (antidislipidémicos), que subiram 16,2%, ultrapassando os 66 milhões de euros.

A quota de genéricos (em unidades) no total do mercado representou 49,3% (+0,6 pontos percentuais)

Globalmente, o documento do Infarmed dá conta de um crescimento homólogo de 7,4% na dispensa de medicamentos em ambulatório, com mais de 180 milhões de embalagens vendidas.

Na análise relação entre consultas no SNS e embalagens dispensadas, o Infarmed diz que de janeiro a dezembro de 2022 houve menos 1,4 milhões de consultas (-2,9%), mas mais 12,5 milhões de embalagens vendidas (+7,4%), num total de 180,3 milhões.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights