DGS anuncia que tratamentos preventivos representam 70% das respostas em saúde oral no SNS

20 de Março 2023

Dados do Programa Nacional da Promoção de Saúde Oral da Direção-Geral da Saúde revelam esta segunda-feira que, no ano passado, mais de 70% dos tratamentos realizados em consultas de saúde oral nos Centros de Saúde foram tratamentos preventivos. 

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que hoje se assinala, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que a taxa de tratamentos preventivos realizados subiu mais de 10% nos últimos cinco anos, “resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem”.

Em comunicado, a DGS sublinhou que “o acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais”.

“Em 2022 registou-se o maior número de sempre de referenciações emitidas para consulta de medicina dentária – 78.702 -, tendo sido utilizadas 23.929. As consultas de higiene oral registaram 18.833 referenciações, tendo sido utilizadas 10.146.”

Relativamente ao cheque dentista, a DGS avançou que o SNS emitiu 630.216 cheques no ano passado, abrangendo 427.562 utentes. “A taxa
de utilização foi de 65,9%, o que representa um custo de 14,5 milhões de euros”, lê-se na nota.

Atualmente, os grupos com acesso a consulta de higiene oral nos Centros de Saúde são as crianças e jovens com 4, 7, 10 e 13 anos. No grupo com acesso a consulta de estomatologia ou medicina dentária através da emissão de cheque dentista incluem-se as grávidas, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/SIDA e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

A DGS garantiu hoje que quer ver reforçado o número de cheques utilizados, estando previsto “o envio de SMS de alerta
para a necessidade de utilização do cheque antes do fim de validade”. “A desmaterialização do cheque dentista / referenciação para higienista oral está igualmente prevista”.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Bolsa da APAH vai ajudar a testar percurso específico para pessoas com comportamentos aditivos e melhorar acesso à IVG

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde. 

Estudo internacional identifica alvo promissor para tumores cerebrais infantis

Uma equipa internacional de investigadores identificou o receptor PDGFRA como um alvo promissor no tratamento de gliomas pediátricos de alto grau, tumores cerebrais agressivos com poucas opções terapêuticas. O inibidor avapritinib mostrou eficácia em modelos laboratoriais e humanos, abrindo caminho para novos ensaios clínicos.

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights