Deputados do PS recomendam ao Governo que integre Ovar na futura ULS da Feira

28 de Março 2023

Os deputados do PS propuseram ao Governo que integre o concelho de Ovar na futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria da Feira e não na de Aveiro, revelou esta terça-feira a distrital socialista.

Em causa está a polémica instalada em Ovar devido ao descontentamento da população – já expresso num protesto público e numa petição – face à possibilidade de os seus hospitais de referência passarem a ser os de Aveiro e Coimbra quando os utentes do concelho têm sido seguidos no Hospital São Sebastião, na Feira, para onde também está anunciada a nova ULS do Entre Douro e Vouga.

Os eleitos socialistas submeteram na segunda-feira à Assembleia da República um projeto de resolução “que visa recomendar ao Governo que promova as diligências necessárias à integração do Hospital Francisco Zagalo e dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar na Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga”.

O deputado Hugo Oliveira, que é também vice-presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, justifica a iniciativa referindo que a grande maioria da população vareira tem por hábito aceder aos cuidados de saúde “nos hospitais de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia – que distam 20 e 40 quilómetros de Ovar – em detrimento dos de Aveiro e de Coimbra – que distam 50 e 100 quilómetros”.

Notando que, até à abertura do Hospital São Sebastião, em 1999, os doentes críticos de Ovar eram encaminhados para os serviços de urgência de Vila Nova de Gaia e Porto, o PS de Aveiro defende que “não é compreensível ignorar a habitual e comprovada livre escolha dos utentes de vir a integrar a futura ULS de Entre Douro e Vouga”.

“O princípio do livre acesso e circulação, ao conferir aos utentes do Serviço Nacional de Saúde a possibilidade de poder optar por qualquer hospital da rede, não menoriza a importância de fatores como a proximidade do acesso, devendo ser considerado como fator de real importância na definição do plano de ULS proposto para integração do Hospital Francisco Zagalo”, realça Hugo Oliveira.

A perspetiva dos parlamentares socialistas, diz ainda a distrital do PS, é que “a criação de duas novas ULS com impacto significativo no território de Ovar exige uma análise que contemple a melhoria contínua do acesso” à saúde e, nesse sentido, o grupo de trabalho encarregue de elaborar o plano de negócios das novas estruturas “deve contemplar a participação das autarquias, a vontade das populações e a possibilidade de se auferir os ganhos de integração numa e noutra ULS”.

Para os deputados do PS, o Hospital Francisco Zagalo e toda a rede de cuidados de saúde primários de Ovar devem ser integrados na futura ULS do Entre Douro e Vouga porque só assim se poderá “salvaguardar a reorganização dos cuidados de saúde que melhor responda aos interesses dos cidadãos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights