Hospital Lusíadas Porto estreia exame de diagnóstico do cancro do pulmão

2 de Abril 2023

O Hospital Lusíadas Porto realizou, no passado dia 23 de março, a primeira ecoendoscopia brônquica, um exame de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão que permite melhorar as perspetivas de tratamento para os pacientes.

Este exame de primeira linha permite identificar as lesões com maior rigor e precisão, possibilitando que a equipa médica identifique de forma mais célere se o paciente é elegível para cirurgia ou se deverá ser encaminhado para radioterapia ou quimioterapia.

O Hospital Lusíadas Porto é a primeira unidade privada a realizar na região a norte do país este tipo de exame, minimamente invasivo para o paciente, com elevada segurança e baixa taxa de complicações, para além de ser realizado em regime de ambulatório. Perante este tipo de patologia, quanto mais cedo se diagnosticar, maiores as probabilidades de sucesso do tratamento.

“A ecoendoscopia brônquica muda completamente a forma como se aborda o cancro do pulmão”, refere Miguel Guimarães, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Porto. “Estamos a falar de um dos cancros com maior taxa de mortalidade. Ajuda a um diagnóstico e a um estadiamento mais correto e célere, permite melhorar o tratamento e o prognóstico dos doentes.”

A disponibilização deste exame no Hospital Lusíadas Porto aumenta a capacidade de resposta a norte do país. “Agora conseguimos somar os equipamentos de última geração e uma equipa técnica diferenciada e experiente no procedimento à capacidade de fazer esta intervenção com celeridade e segurança para os doentes”, acrescenta o coordenador.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights