Liga Portuguesa Contra o Cancro celebra hoje 82 anos

4 de Abril 2023

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) celebra hoje, dia 4 de abril, o seu 82.º aniversário, com uma “aposta clara” na investigação e no lançamento do Prémio de Jornalismo, “que contribui para a literacia em saúde”.

Embora mantendo o apoio direto ao doente oncológico e família como prioridade, a aposta da LPCC no futuro próximo será a prevenção primária, com programas direcionados para os mais jovens, não descurando, no entanto, os programas direcionados à população em geral e com foco na literacia em saúde. A prevenção secundária é, aliás, outro eixo da missão da LPCC, no qual manterá uma forte aposta na consolidação do alargamento do programa de rastreio do cancro da mama em todo o país.

Para dar seguimento a este objetivo, a LPCC vai lançar um total de doze bolsas de investigação: oito na área dos cuidados de saúde primários (com o apoio da AICIB), uma na área do cancro da mama (com o apoio da Ausonia), uma na área do mieloma múltiplo (com o apoio da GSK), uma na área do cancro infantil (com o apoio dos Lions) e, por último, uma bolsa na área do cancro colorretal (com o apoio da Multicare).

De acordo com os dados de 2022, a LPCC atribuiu 32 bolsas a sete centros de investigação, num total de 439.875€.

O Prémio de Jornalismo abre candidaturas hoje, referente a trabalhos jornalísticos desenvolvidos em 2022. Tem como objetivo incentivar e reconhecer o interesse e a qualidade dos trabalhos jornalísticos em oncologia e destina-se a todos os trabalhos jornalísticos em língua portuguesa publicados em imprensa (escrita e online), televisão e rádio portuguesas, e conta com o apoio da AstraZeneca. Ao longo das últimas 20 edições, o Prémio de Jornalismo contou com vários especialistas da área da oncologia e do jornalismo como jurados.

“82 anos é um marco importante para a LPCC. Temos muita experiência acumulada com a proximidade aos doentes, que queremos manter, mas com uma abordagem cada vez mais inovadora. Queremos avançar no sentido da descentralização, conforme temos vindo a fazer, com a presença dos serviços da LPCC dispersa em todo o Continente e Ilhas, para que possamos garantir que os doentes estão próximos”, avança o presidente da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira.

As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência em Portugal, em número de novos casos, com cerca de 60.000 novos diagnósticos a cada ano, constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade no país, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro foi criada legalmente (portaria n.º 9772) em 4 de abril de 1941, por proposta de Francisco Gentil, assente em dois princípios fundamentais: a humanização e a solidariedade.

Há mais de 80 anos, a LPCC procurou suprir as carências do Estado em matéria de financiamento do tratamento do cancro, angariando fundos para custear tudo o que à doença dizia respeito. Atualmente, o foco da LPCC está em mobilizar os seus recursos financeiros para o apoio ao doente oncológico e família, promoção da saúde, prevenção do cancro e na formação e investigação em oncologia.

Em 2006, foi-lhe conferido o título de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo e, em 2016, a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights