Exposição “aC/dC – Tempos de Pandemia” é inaugurada este mês

10 de Abril 2023

O Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), associa-se ao Arquivo Ephemera acolhendo a exposição "aC/dC – Tempos de Pandemia", aberta ao público a partir de 17 de abril.

A mostra, com inauguração marcada para o próximo dia 17 de abril, pelas 15h00, na Biblioteca da ESTBarreiro/IPS, será também uma oportunidade para assinalar a 10.ª edição do curso de Licenciatura em Biotecnologia.

O IPS pôs em marcha, logo em abril de 2020, um conjunto de ações para apoiar o esforço dos serviços de saúde e forças de segurança na resposta à pandemia, como é o caso dos cerca de 9 mil litros de álcool gel produzidos sob responsabilidade técnica do seu corpo docente e em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, com a Câmara Municipal do Barreiro e as escolas do concelho. Ainda nesse ano, a instituição vê certificado o IPS COVID Lab, unidade laboratorial de testes de diagnóstico que permitiu prevenir e identificar potenciais surtos no seio da comunidade académica e que se mantém em funcionamento na ESTBarreiro/IPS, também com uma componente de investigação.

Vários materiais que documentam estas iniciativas vão juntar-se ao espólio reunido pelo Arquivo Ephemera desde o início da pandemia, objetos tão diversos como cartazes artesanais e institucionais alusivos à Covid-19, primeiras páginas de imprensa, autocolantes, t-shirts, material de aviso sanitário, e parte da coleção de máscaras do Ephemera, viseiras, gel, luvas, fatos cirúrgicos, kits de vacina e outra parafernália nacional e internacional. A coleção contempla ainda filmes de manifestações contra o confinamento captados pelos voluntários do Ephemera, fotografias dos períodos de confinamento e milhares de posts que foram aparecendo nas redes sociais, relacionados com a pandemia.

Preservar a memória e equacionar a comunicação de ciência em tempos excecionais são objetivos desta exposição, que estará patente até 30 de junho, documentando um mundo que mudou com o impacto deste novo vírus, ao ponto de se poder falar de um aC/dC – um antes e um depois da Covid-19.

A mostra estará patente todos os dias úteis, entre as 10h00 e as 16h30, com entrada livre.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights