Câmara de Ovar anuncia referenciação na saúde “a norte”, PS diz que é “logro”

11 de Abril 2023

A Câmara de Ovar revelou que o Governo se comprometeu a referenciar esse município do distrito de Aveiro “para norte”, no âmbito da reorganização em curso na saúde, e o PS local reagiu dizendo-se preocupado com o “logro”.

Em causa está a polémica instalada no concelho depois de o Governo ter anunciado a criação de novas Unidades Locais de Saúde e, nesse contexto, prever a referenciação dos cerca de 55.000 utentes vareiros para os hospitais de Aveiro e Coimbra, a 50 e 100 quilómetros a sul de Ovar, quando a comunidade prefere manter a ligação já existente ao hospital do município contíguo de Santa Maria da Feira e aos seus congéneres mais a norte, de Vila Nova de Gaia e Porto.

Após alguns cancelamentos anteriores por iniciativa do Ministério da Saúde, a reunião entre o executivo social-democrata da Câmara de Ovar e Manuel Pizarro teve lugar esta segunda-feira e a autarquia anuncia agora: “Acolhendo as razões apresentadas pelo Município, o ministro da Saúde garantiu à Câmara Municipal que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para Norte”.

Fonte da autarquia acrescenta que, no mesmo encontro, Pizarro “garantiu que, previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar será auscultada”.

Segundo a autarquia, o presidente Salvador Malheiro e os vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira terão ainda insistido na necessidade de as estruturas locais de saúde serem reforçadas, impondo uma condição para que a Câmara venha a aceitar a descentralização de competências que o Governo tem em curso: indicaram ao ministro que esse processo “também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para Norte”.

Em reação ao anúncio da Câmara Municipal, o PS de Ovar diz-se “ainda mais preocupado após a reunião entre o Executivo Municipal e o Ministro da Saúde”, por considerar que a “ambiguidade” da promessa de referenciação para Norte é “um logro” com “laivos de boa notícia”, já que não há outra opção “além da integração na ULS Entre Douro e Vouga, de Santa Maria da Feira”.

“O que a Câmara Municipal de Ovar e o presidente da Câmara vêm agora dizer é que, mesmo que nos integrem na ULS de Aveiro, a referenciação – nome que utilizam para substituir a ‘liberdade de escolha’ dos munícipes de Ovar – será a Norte. Mas não pode (…) existir nenhuma ambiguidade que admita uma referenciação contrária à ULS em que seremos integrados. Isto é um logro, que não permite aos Ovarenses saberem por quanto tempo poderão recorrer a cuidados de saúde onde legitimamente devem continuar a ser atendidos, acompanhados e tratados”, defende a concelhia socialista.

O PS assume ainda “estranhar” que a Câmara vá ser auscultada “após uma reunião com o ministro que deveria ser a última e na qual a posição do Município não deveria deixar margem para dúvidas, dispensando qualquer auscultação futura”.

Isso leva os socialistas a referirem que “a ambiguidade e a falta de firmeza e de clareza demonstradas nas negociações contribuem para destruir o trabalho feito pelas forças políticas de Ovar e pelo movimento do seu povo” – que em petições e marchas de protesto já exigiu ser referenciado para a ULS da Feira.

“É nítido que este é um acordo para salvar a face dos que desde o início se esqueceram da sua terra e do povo que os elegeu. Não nos deixaremos levar por golpes palacianos que ilibem os decisores locais e nacionais da responsabilidade pela decisão”, concluem os socialistas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights