“ASAP Challenge” junta estudantes universitários para discutir o acesso à inovação

13 de Abril 2023

A iniciativa “ASAP Challenge - Accelerate Science and Access for Patients in Oncology” pretende juntar estudantes universitários para discutir os desafios do acesso à inovação e encontrar soluções disruptivas na área da Oncologia.

No quadro europeu, Portugal é dos países onde o acesso à inovação é mais demorado. O tempo de aprovação médio para novas soluções terapêuticas no SNS, 676 dias, acentua-se na área da Oncologia: cerca de 753 dias, um período superior à média da UE (545 dias).

Considerando que a inovação em saúde é fundamental para salvar e melhorar a qualidade de vida dos doentes, o mote desta maratona criativa será desafiar os jovens estudantes a analisar o processo, a identificar fatores de constrangimento e a desenvolver soluções inovadoras que possam contribuir para um acesso a novas terapêuticas mais célere e equitativo.

Este Hackathon vai durar 24 horas, num formato virtual, e conta com equipas formadas por alunos de diferentes áreas de conhecimento: Medicina, Farmácia, Engenharias, Direito, Economia e Gestão. Os participantes fazem parte de instituições de ensino de Lisboa, Porto, Coimbra e Minho.

Para analisar as propostas submetidas, o “ASAP Challenge” conta com um painel de jurados cuja experiência profissional permitirá promover um debate multidisciplinar: Daniela Seixas, CEO da TonicApp, Francisco Ramos, professor do Departamento de Ciências Sociais em Saúde da ENSP-NOVA, Leonor Ribeiro, médica oncologista e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Paula Martins de Jesus, diretora médica da MSD Portugal, Ricardo Baptista Leite, deputado, Sara Cerdas, deputada no Parlamento Europeu, e Vítor Veloso, médico oncologista e secretário-geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

No decorrer do desafio, os estudantes serão acompanhados por mentores.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights