António de Sousa Uva, médico e professor

Dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: 28 de abril de 2023

04/19/2023

No próximo dia 28 de abril celebra-se o dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho como acontece há muito. Repetir-se-ão diversas iniciativas, por certo, com o objectivo de mobilizar a sociedade para os aspectos das interdependências entre o trabalho e a saúde ou a doença o que é sempre positivo.

As mensagens serão, igualmente, muito semelhantes às dos anos anteriores e versarão, igualmente por certo, aspectos essencialmente relacionados com a prevenção e, essencialmente, dos acidentes de trabalho mas também, quero crer, um pouco das doenças profissionais. Pouco se falará, julgo, das mais prevalentes interacções do trabalho na matriz etiológica multifactorial de diversas doenças e menos ainda do potencial agravamento de doenças naturais por factores de risco profissionais. Bastará evocar os aspectos psicossociais do trabalho para ilustrar e evidenciar alguns desses outros aspectos.

Também o potencial papel promotor da saúde que o trabalho poderia proporcionar ficará, por certo, num plano secundário. Todavia, o trabalho, perspectivado como motor de criação de riqueza, poderia ser encarado de forma diversa da forma mais habitual, já que são sempre exigidos trabalhadores saudáveis e seguros para o realizar. Se assim é quais serão as razões para a celebração anual desse dia a nível mundial? O entremear desse dia entre o 25 de abril e o 1º de maio também sugere diversas outras reflexões complementares!

Um bom exercício de reflexão sobre essas razões e esse calendário poderá, julgo, ser mais uma boa forma de celebrar esse dia!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights