Serviços de Saúde no Trabalho realizaram mais de 1,9 milhões de exames num ano

30 de Abril 2023

DE acordo com os dados da Direção Geral da Saúde, transmitidos por comunicado, "os Serviços de Saúde do Trabalho (SSaT) realizaram mais de 1,9 milhões de exames de saúde em 2019, o valor mais alto desde 2010".

“Estes valores”, aponta a DGS, “mostram o trabalho anual desenvolvido por estes serviços e um enfoque na prevenção de doenças profissionais e outras ligadas ao trabalho e na promoção de saúde e bem estar no local detrabalho.

Os dados foram revelados pelo Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Durante a apresentação dos novos indicadores sobre saúde ocupacional, salientou-se o crescimento do volume de exames, que são, na maioria, periódicos. Dos 1.736.857 exames realizados, em média, entre 2010 e 2019, 66,2% foram periódicos, 21,4% de admissão e 12,4% exames ocasionais. Mais de metade dos exames periódicos abrangeram trabalhadores de empresas com menos de 50 trabalhadores (nano, micro e pequenas empresas).

Da análise dos dados da abrangência e cobertura de Unidades/Estabelecimentos pelos SSaT, regista-se que cerca de 200 mil UL/estabelecimentos têm os SSaT organizados. De ressaltar que o número de trabalhadores cobertos tem evoluído favoravelmente, havendo uma média de quase três milhões de pessoas cobertas por esses serviços.

Durante a sessão, foi apresentado o “Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional” (SIOC), que estabelece indicadores-chave de Saúde Ocupacional, permite medir e avaliar a evolução e as principais tendências nesta área, sistematizar a informação relevante, potenciar a comunicação com decisores de topo, profissionais da área, empregadores e trabalhadores
e ainda alicerçar e fundamentar as decisões e as estratégias de ação do PNSOC.

Estes indicadores estão disponíveis brevemente no site da DGS, enquanto dashboard, que permitirá interagir de forma amigável com a plataforma e retirar a informação que se pretende analisar. Hoje ainda serão publicados os três descritores apresentados na sessão pública, quer no site da DGS, quer na página do PNSOC.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights