Serviços de Saúde no Trabalho realizaram mais de 1,9 milhões de exames num ano

30 de Abril 2023

DE acordo com os dados da Direção Geral da Saúde, transmitidos por comunicado, "os Serviços de Saúde do Trabalho (SSaT) realizaram mais de 1,9 milhões de exames de saúde em 2019, o valor mais alto desde 2010".

“Estes valores”, aponta a DGS, “mostram o trabalho anual desenvolvido por estes serviços e um enfoque na prevenção de doenças profissionais e outras ligadas ao trabalho e na promoção de saúde e bem estar no local detrabalho.

Os dados foram revelados pelo Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Durante a apresentação dos novos indicadores sobre saúde ocupacional, salientou-se o crescimento do volume de exames, que são, na maioria, periódicos. Dos 1.736.857 exames realizados, em média, entre 2010 e 2019, 66,2% foram periódicos, 21,4% de admissão e 12,4% exames ocasionais. Mais de metade dos exames periódicos abrangeram trabalhadores de empresas com menos de 50 trabalhadores (nano, micro e pequenas empresas).

Da análise dos dados da abrangência e cobertura de Unidades/Estabelecimentos pelos SSaT, regista-se que cerca de 200 mil UL/estabelecimentos têm os SSaT organizados. De ressaltar que o número de trabalhadores cobertos tem evoluído favoravelmente, havendo uma média de quase três milhões de pessoas cobertas por esses serviços.

Durante a sessão, foi apresentado o “Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional” (SIOC), que estabelece indicadores-chave de Saúde Ocupacional, permite medir e avaliar a evolução e as principais tendências nesta área, sistematizar a informação relevante, potenciar a comunicação com decisores de topo, profissionais da área, empregadores e trabalhadores
e ainda alicerçar e fundamentar as decisões e as estratégias de ação do PNSOC.

Estes indicadores estão disponíveis brevemente no site da DGS, enquanto dashboard, que permitirá interagir de forma amigável com a plataforma e retirar a informação que se pretende analisar. Hoje ainda serão publicados os três descritores apresentados na sessão pública, quer no site da DGS, quer na página do PNSOC.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Catarina Oliveira sobre Hipertensão Arterial: “A minha expetativa é a aposta na prevenção”

A hipertensão arterial é uma doença crónica: “é fundamental controlá-la e esse controlo tem que ser feito, sem dúvida, com a terapêutica médica otimizada e com a contínua adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis”. Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, o HealthNews entrevistou Catarina Oliveira, técnica de Cardiopneumologia e professora convidada da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights