ANAFRE nos Açores congratula-se com alargamento do programa Apoiar Freguesias

2 de Maio 2023

A delegação nos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) considerou hoje que o alargamento do programa Apoiar Freguesias permite "corrigir uma injustiça" que deixava de fora as regiões autónomas nos apoios às despesas no combate à pandemia.

“Trata-se de uma conquista da delegação da ANAFRE-Açores em coordenação com a sua congénere madeirense e com o apoio total da ANAFRE nacional que visa corrigir uma injustiça do anterior despacho que deixava de fora as regiões autónomas nos apoios afetos ao programa”, refere a delegação açoriana.

Em comunicado, a ANAFRE nos Açores, coordenada por Manuel António Soares, congratula-se com a publicação do despacho que aprova o Regulamento do Programa Apoiar Freguesias — Regiões Autónomas, lembrando que o primeiro despacho do Governo da República só contemplava as freguesias do continente como se a pandemia de covid-19 “não tivesse abrangido as regiões autónomas”.

“Após insistência das delegações da ANAFRE nas regiões autónomas, e contando com a solidariedade da ANAFRE nacional, foi possível alterar o estado de coisas”, sublinha a ANAFRE nos Açores.

A ANAFRE realça ainda que, desta forma, as freguesias das regiões autónomas podem aceder a “verbas que colmatarão prejuízos e gastos” durante “a crise sanitária que afetou o país, como um todo, nos últimos anos”.

“Tratava-se de uma discriminação incompreensível e intolerável que foi revista, corrigida e, agora, publicada em Diário da República, datado de 02 de maio de 2023”, lê-se na nota.

No comunicado, a ANAFRE-Açores agradece “a todos os representantes dos Açores na Assembleia da República a solidariedade e apoio total que demonstraram” ao longo do processo, “sem o qual, teria sido impossível a correção desta injustiça nacional”.

O programa ‘Apoiar Freguesias’ comparticipa a 100%, até ao máximo de 75 mil euros por freguesia, os gastos com equipamentos e dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, testes, análises laboratoriais e outros meios de diagnóstico, medicamentos, assistência de emergência a população vulnerável, ações de sensibilização e sinalização relativas à prevenção da doença e ações de desinfeção e disponibilização de desinfetantes.

As freguesias devem agora apresentar a candidatura à Direção-Geral das Autarquias Locais, por via eletrónica, no prazo máximo de 30 dias após a entrada em vigor do regulamento.

Em 17 de março foi publicado em Diário da República o regulamento do programa, determinando que as freguesias têm 30 dias contínuos para se candidatarem a um total de cinco milhões de euros para ressarcir as despesas realizadas em 2020 no combate à pandemia de covid-19.

Em 21 de abril, o parlamento açoriano aprovou por unanimidade uma resolução da coligação PSD/CDS-PP/PPM que apelava ao Governo da República para estender o programa nacional às freguesias das regiões autónomas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This