29 CNMI – Suporte ventilatório não invasivo: o que aprendemos com a COVID-19?

6 de Maio 2023

O palestrante Francisco Cunha, com a ajuda da moderação de Luís Bento, debateu o tema "Suporte ventilatório não invasivo: o que aprendemos com a COVID".

Começou por referir que “as especificidades da COVID-19, quer do que conhecemos da sua fisiopatologia, quer da pressão que a pandemia exerceu sobre os cuidados de saúde em todo o mundo, vieram ajudar a difundir modalidades de tratamento da insuficiência respiratória hipoxémica aguda grave, até então reservadas para grupos particulares de doentes”.

Explicou que os resultados favoráveis destas terapêuticas durante a pandemia impulsionaram alguma investigação clínica que agora procura aplicá-las a outras etiologias. Sendo uma das principais causas de admissão hospitalar e representando parte significativa da morbilidade e mortalidade intra-hospitalares, é de central importância que se discutam potenciais avanços no seu tratamento.

“O interesse nas modalidades não invasivas do tratamento da insuficiência respiratória hipoxémica aguda tem crescido, encontrando-se espelhado na crescente literatura sobre o tema. No entanto, tem sido difícil estabelecer limites claros à sua implementação, sobretudo relacionados com a definição / identificação precoce de falência terapêutica, portanto, este é um ótimo momento para podermos abordar estas questões, numa área em que ainda não dispomos de evidência científica robusta”, continuou.

Revelou que espera que o 29.º CNMI seja um fórum de discussão ativa e construtiva, uma oportunidade de partilha de conhecimento e experiência clínica entre pares.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights