29 CNMI – A recertificação dos especialistas de MI

7 de Maio 2023

O terceiro dia do 29.º Congresso Nacional da SPMI foi fechado com a Tarde do Orientador de Formação, que contou com os moderadores António Martins Baptista e Susana Neves Marques.

“Recertificação dos Especialistas de Medicina Interna: Necessária? Como aplicar?“, foi o tema apresentado por Narciso Oliveira, que contou com o painel de comentadores composto por António Oliveira e Silva, Pedro Guimarães Cunha e Manuel Teixeira Veríssimo.

Narciso Oliveira percorreu o modo como é feita a recertificação dos especialistas de vários países, entre eles a Alemanha, França, Hungria, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

Além disso, enumerou alguns dos problemas apontados em vários países: programas muito restritivos, atividades promovidas e creditadas frequentemente sem relação com deficiências ou necessidades de formação identificada por especialidade envolvida, proporção de créditos CME baseados em curricula muito rígidos, burocracia muito complexa e os custos.

De seguida, houve um momento muito enriquecedor de partilha, debate e reflexão sobre a recertificação em Portugal e cursos de formação entre o painel de comentadores e todos os presentes.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights