29 CNMI – A recertificação dos especialistas de MI

7 de Maio 2023

O terceiro dia do 29.º Congresso Nacional da SPMI foi fechado com a Tarde do Orientador de Formação, que contou com os moderadores António Martins Baptista e Susana Neves Marques.

“Recertificação dos Especialistas de Medicina Interna: Necessária? Como aplicar?“, foi o tema apresentado por Narciso Oliveira, que contou com o painel de comentadores composto por António Oliveira e Silva, Pedro Guimarães Cunha e Manuel Teixeira Veríssimo.

Narciso Oliveira percorreu o modo como é feita a recertificação dos especialistas de vários países, entre eles a Alemanha, França, Hungria, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

Além disso, enumerou alguns dos problemas apontados em vários países: programas muito restritivos, atividades promovidas e creditadas frequentemente sem relação com deficiências ou necessidades de formação identificada por especialidade envolvida, proporção de créditos CME baseados em curricula muito rígidos, burocracia muito complexa e os custos.

De seguida, houve um momento muito enriquecedor de partilha, debate e reflexão sobre a recertificação em Portugal e cursos de formação entre o painel de comentadores e todos os presentes.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights