Hospital de Braga realiza rastreios no Dia do Euromelanoma

13 de Maio 2023

O Hospital de Braga promove, no próximo dia 17 de maio (Dia do Euromelanoma e dos Cancros da Pele), um rastreio gratuito de deteção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro da pele.

“Pretendemos sensibilizar para a prevenção primária deste tipo de cancro, alertando a população para os cuidados a ter no dia a dia e para a importância do diagnóstico precoce”, explica Celeste Brito, diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga.

Destacando que “nunca é demais reforçar as medidas preventivas”, Celeste Brito refere que a campanha de sensibilização deste ano incide sobre as proteções utilizadas no verão, recomendando-se “o tipo certo de proteção para prevenir o envelhecimento precoce da pele e reduzir o risco de cancro”.

Segundo a diretora do Serviço de Dermatologia, é importante “evitar a exposição solar excessiva, abrigando-se ou procurando sombras sempre que possível, assim como realizar atividades de treino ou exercício apenas no início ou final do dia, quando o sol é menos intenso”. Celeste Brito recorda ainda outras medidas de proteção: “utilizar chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV, vestuário para cobrir a pele, optando-se por cores escuras e tecidos com proteção contra UV, não utilizar solários e usar protetor solar com um fator de proteção elevado”.

Promovido pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, o rastreio do dia 17 de maio decorrerá entre as 9h e as 13 horas, e exige marcação prévia através do contacto telefónico 253 027 381.

A ação destina-se a grupos de risco, e nomeadamente pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights