Médicos, farmacêuticos e enfermeiros terão a possibilidade de assistir e participar na discussão de tópicos relevantes e atuais na gestão da infeção por VIH e da terapêutica antirretrovírica.
O primeiro dia do HIV Care 2023: Creating Possible, a que se juntam as organizações de base comunitária, será inteiramente dedicado à evolução da epidemia por VIH nos últimos 40 anos e aos principais marcos alcançados quer para as pessoas que vivem com VIH quer para os profissionais de saúde. Será também debatida a situação atual e o perfil das pessoas com infeção por VIH que, neste momento, chegam ao serviço nacional de saúde, os desafios que enfrentam tendo em conta o contexto mundial que tem despoletado fluxos migratórios sem precedentes e ainda as perspetivas futuras sobre a evolução desta epidemia.
O segundo dia, exclusivo para profissionais de saúde, conta com várias sessões dedicadas aos principais desafios na área da infeção por VIH, nomeadamente uma sessão sobre as “Determinantes de Sucesso da TARV” e um painel interativo dedicado aos “Aspetos relevantes na abordagem do novo doente”. Terão também lugar três workshops paralelos dirigidos respetivamente a médicos, farmacêuticos e enfermeiros. O HIV Care 2023: Creating Possible terminará com uma discussão sobre “A solução para os doentes mais difíceis”.
“O HIV Care pretende, acima de tudo, discutir o que tem vindo a ser feito e o que está ainda por conseguir na área da infeção por VIH”, refere Cláudia Delgado, diretora médica da Gilead Sciences Portugal. “É importante falar sobre os últimos avanços em termos de inovação terapêutica e de ligação dos doentes aos cuidados de saúde, entre outros temas, com a comunidade médica, outros profissionais de saúde e as organizações de base comunitária, garantindo que, em conjunto, se avance na melhoria do prognóstico e da qualidade de vida dos doentes.”
Os profissionais de saúde poderão inscrever-se no HIV Care: Creating Possible 2023 em www.gileadpro.pt ou através do representante da Gilead que o visita habitualmente. Para além da partilha de experiências, espera-se também que este seja um momento de discussão e partilha de opiniões que permitirá apontar caminhos e soluções que contribuam para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde nesta área.
PR/HN/RA
0 Comments