Rita Calé Theotónio lidera Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular

15 de Maio 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) elegeu a cardiologista Rita Calé Theotónio como presidente da direção para o biénio 2023-2025.

Rita Calé Theotónio é licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa e cardiologista com a subespecialidade de intervenção desde 2015. Fez parte da última direção da APIC como secretária-geral (2021-2023). Atualmente, é coordenadora-adjunta da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Garcia de Orta.

O objetivo da nova direção passa por, “com o contributo dos associados e parceiros, dar continuidade aos projetos e campanhas, mantendo os princípios e valores da APIC. A estratégia para os próximos dois anos assentará em três pilares fundamentais: formação, investigação e relações nacionais, internacionais e com a tutela”. “Iremos promover a formação e capacitação dos profissionais de saúde com cursos e formações específicas, que promovam a partilha de conhecimentos e experiências interpares, bem como contribuir para uma maior literacia em saúde cardiovascular através de atividades educativas no seio da população”, defende Rita Calé Theotónio.

A nova direção assume o projeto de continuidade da APIC, reforçando a importância das parcerias e colaboração com entidades congéneres, como condição fundamental para fomentar o estudo, investigação e promoção de atividades de âmbito científico, médico e educacional na área da cardiologia de intervenção.

“Pretendemos ainda incutir dinamismo ao Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção e à Investigação na nossa área de intervenção. Faremos ainda um trabalho de sensibilização da tutela para a importância de disponibilizar os recursos adequados e necessários, de forma a manter a universalidade e equidade no acesso atempado a técnicas de intervenção percutâneas”, reforça Rita Calé Theotónio. 

A restante direção é constituída por Pedro Jerónimo de Sousa (secretário-geral) e Carlos Galvão Braga (tesoureiro). A Assembleia-Geral é composta por Rui André Rodrigues (presidente), Joana Delgado Silva (vogal) e David Neves (vogal).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Von Hafe: “O efeito de tirar as estatinas aos doentes que delas precisam é uma catástrofe”

O alerta é do Professor da Faculdade de Medicina do Porto e Internista do Hospital de São João. Em conversa com Jorge Polónia, professor catedrático de Medicina Interna da Faculdade de Medicina do Porto, Pedro Von Hafe fez questão de desmistificar alguns dos mitos associados à intolerância às estatinas, afirmando que o efeito nocebo é um problema que vive “todos os dias” na prática clínica. “Está provado que há uma mortalidade acrescida quando se suspende esta terapêutica”, alerta o internista. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights