Rita Calé Theotónio lidera Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular

15 de Maio 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) elegeu a cardiologista Rita Calé Theotónio como presidente da direção para o biénio 2023-2025.

Rita Calé Theotónio é licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa e cardiologista com a subespecialidade de intervenção desde 2015. Fez parte da última direção da APIC como secretária-geral (2021-2023). Atualmente, é coordenadora-adjunta da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Garcia de Orta.

O objetivo da nova direção passa por, “com o contributo dos associados e parceiros, dar continuidade aos projetos e campanhas, mantendo os princípios e valores da APIC. A estratégia para os próximos dois anos assentará em três pilares fundamentais: formação, investigação e relações nacionais, internacionais e com a tutela”. “Iremos promover a formação e capacitação dos profissionais de saúde com cursos e formações específicas, que promovam a partilha de conhecimentos e experiências interpares, bem como contribuir para uma maior literacia em saúde cardiovascular através de atividades educativas no seio da população”, defende Rita Calé Theotónio.

A nova direção assume o projeto de continuidade da APIC, reforçando a importância das parcerias e colaboração com entidades congéneres, como condição fundamental para fomentar o estudo, investigação e promoção de atividades de âmbito científico, médico e educacional na área da cardiologia de intervenção.

“Pretendemos ainda incutir dinamismo ao Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção e à Investigação na nossa área de intervenção. Faremos ainda um trabalho de sensibilização da tutela para a importância de disponibilizar os recursos adequados e necessários, de forma a manter a universalidade e equidade no acesso atempado a técnicas de intervenção percutâneas”, reforça Rita Calé Theotónio. 

A restante direção é constituída por Pedro Jerónimo de Sousa (secretário-geral) e Carlos Galvão Braga (tesoureiro). A Assembleia-Geral é composta por Rui André Rodrigues (presidente), Joana Delgado Silva (vogal) e David Neves (vogal).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights