Cabo Verde cria comissão para prevenir doenças transmitidas por mosquitos

29 de Outubro 2023

O Governo cabo-verdiano anunciou hoje, em comunicado, uma nova comissão interministerial para prevenir doenças transmitidas por mosquitos, nomeadamente malária, cuja erradicação pretende certificar no início de 2024.

A decisão atualiza a estrutura legal criada em 2009, mas que, “ao longo do tempo e devido a mudanças governamentais, se tornou obsoleta”, explicou.

A nova comissão pretende tornar a luta contra as doenças “mais sólida e eficaz”, sendo presidida pelo primeiro-ministro, que poderá delegar a competência no membro do Governo responsável pela área da Saúde.

“Além disso, ela será composta por membros do Governo responsáveis por diversas áreas, incluindo Finanças e Fomento Empresarial e Economia Digital, Educação, Saúde, Turismo e Transportes, Mar e Agricultura e Ambiente”, detalhou.

Para monitorizar e avaliar regularmente o progresso em direção à eliminação da malária (também designada como paludismo) e subsequente certificação de Cabo Verde como um país livre da doença, “foi criado o Observatório de Acompanhamento e Monitorização da Eliminação do Paludismo em Cabo Verde”.

“A natureza, composição, competências e normas de funcionamento desse observatório serão regulamentadas por um diploma próprio”, acrescentou o Governo.

Há cinco anos que Cabo Verde não regista transmissão local de paludismo e no ano passado teve 21 casos importados.

A malária, uma doença curável, é transmitida entre humanos através da picada de um mosquito infetado, sendo uma das principais causas de morte a nível global.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights