OMS premeia cientistas congolês e belga por papel essencial na luta contra ébola e HIV

21 de Maio 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) distinguiu hoje dois cientistas por pesquisas que mudaram o curso de doenças como o ébola e o HIV, e que foram fundamentais para descobrir os patógenos que as causam e as formas de combatê-las.

De acordo com a agência noticiosa espanhola EFE, o virologista congolês Jean-Jacques Muyembe-Tamfum (na imagem), diretor-geral do Instituto Nacional de Investigação Biomédica da República Democrática do Congo, recebeu o prémio pelo seu contributo no desenvolvimento de formas de tratar o ébola, uma febre hemorrágica altamente contagiosa e mortal.

O outro prémio foi atribuído ao médico e microbiologista belga Peter Piot, que se especializou na investigação do VIH (vírus da imunodeficiência humana).

O seu trabalho foi fundamental para a criação do Fundo das Nações Unidas para a SIDA e do Fundo Mundial de Luta contra a SIDA, a Tuberculose e a Malária, mecanismos internacionais que têm apoiado os países pobres na luta e no controlo destas doenças.

Além disso, Muyembe-Tamfum e Piot tiveram uma colaboração fundamental na identificação do vírus do ébola quando eram ambos investigadores.

“As suas histórias e sucessos combinados demonstram o quanto o mundo avançou em termos de colaboração a nível global, regional e nacional para reforçar a preparação e a resposta a emergências de saúde”, apontou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na entrega dos prémios, na abertura da assembleia anual da organização, em Genebra.

O virologista congolês fez parte da equipa que descobriu o ébola durante o primeiro surto epidémico, em 1976, na província de Equateur, na República Democrática do Congo, e colaborou mais tarde na conceção do tratamento.

A OMS sublinhou igualmente os seus esforços para desenvolver a capacidade científica no país, a fim de reduzir a dependência de testes estrangeiros, numa altura em que as medidas para travar a propagação de doenças infecciosas são cada vez mais urgentes.

Piot também trabalhou no primeiro controlo do ébola, participando no esforço como epidemiologista de investigação.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights