Desafios no tratamento da DPOC em debate na segunda sessão do projeto ‘Future COPD Leaders 2023’

27 de Maio 2023

É já no dia 30 de maio, entre as 19 e as 20 horas, que se realiza a segunda sessão online do projeto de educação científica ‘Future COPD Leaders’, a segunda de três sessões que compõem a masterclass dedicada à doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)

O encontro destina-se a todos os profissionais de saúde que tenham interesse e curiosidade em investigação na área respiratória. A iniciativa, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), conta este ano, também,  com o envolvimento do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), do Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (NEDResp) e com o apoio da GSK.

A “Reunião sobre desafios no tratamento da DPOC” tem como objetivo identificar as necessidades médicas não atendidas e conta com os especialistas: Prof. Alvar Agustí, Prof.ª Paula Pinto, Dr. Pedro Leuschener e Dr.ª Cláudia Vicente.

Com o objetivo de estimular o interesse na investigação da DPOC, o programa ‘How to be a Scientific Leader’ tem também a decorrer, até outubro, as submissões de projetos científicos. A 2.ª fase do ‘Future COPD Leaders’ decorre até outubro, com dois fóruns de debate, em julho e setembro. Para participar, os jovens investigadores só precisam de inscrever-se aqui. Os cinco melhores projetos são selecionados por um comité científico de peritos reconhecidos em DPOC  e apresentados na terceira fase, a 17 de novembro. Para mais informações sobre o projeto e participar nas sessões, inscreva-se aqui: https://futurecopdleaders.pt/

Recorde-se que a DPOC é um conjunto de condições pulmonares crónicas, incuráveis, que limitam as vias aéreas e causam dificuldade respiratória. Aparece, em 90% dos casos, em fumadores. Em 2020, a DPOC foi responsável por 2.656 óbitos em Portugal e é uma das principais causas de morte e morbilidade do mundo. É uma doença subdiagnosticada e desconhecida, sendo que apenas 33% dos portugueses ouviram falar da DPOC.

NR/OR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights