Encerramento da Urgência Básica de S. Pedro do Sul preocupa PCP

7 de Junho 2023

A Comissão Interconcelhia de Lafões do PCP mostrou-se esta terça-feira preocupada com o encerramento do Serviço de Urgência Básica de São Pedro do Sul às terças-feiras de manhã, por falta de médicos, quando se avizinha o aumento da atividade turística.

Em comunicado, a estrutura do PCP referiu que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de S. Pedro do Sul “tem vindo a fechar as suas portas por falta de médicos, situação que, segundo informação do conhecimento público, se irá prolongar no tempo, com o encerramento às terças-feiras de manhã”.

“Esta unidade de cuidados primários serve as populações dos concelhos de São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e parte de Castro Daire, ou seja, cerca de 48.000 residentes, dos quais 25% não têm médico de família”, explicou.

Segundo o PCP, “a atividade turística cresce no período de verão, recebendo esta região a visita de muitos dos seus e de outros que a visitam” para passarem férias, concretamente nas Termas de São Pedro do Sul.

“Quer para as situações de efetiva emergência ou urgência, quer para as de resposta aos utentes sem médico de família, o SUB de São Pedro do Sul é a unidade de saúde de primeira resposta aos habitantes de Lafões e aos seus visitantes”, referiu.

O PCP alertou que, ao encerramento do SUB, “corresponde uma redução de prestação de serviços médicos aos lafonenses e visitantes e um sobrecarregar dos serviços de urgências do hospital de Viseu”.

“Lafões merece mais e melhor e tal é possível com outras políticas que afirmem o primado da defesa dos interesses das populações sobre os escandalosos lucros de um reduzidíssimo grupo de privados”, defendeu.

Neste âmbito, o grupo parlamentar do PCP perguntou ao ministro da Saúde “que recursos humanos exige hoje o normal funcionamento do SUB” e “em que regime vão ser contratados os três médicos anunciados pela senhora diretora da ARS (Administração Regional de Saúde), que iniciarão funções a 12 de junho”.

O PCP quer ainda saber “quais as medidas para aliviar a pressão nas urgências do Hospital de São Teotónio, em Viseu”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights