Hospital de Braga promove abordagem multidisciplinar da esclerose lateral amiotrófica

10 de Junho 2023

O Hospital de Braga promove, no Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que se assinala a 21 de junho, um encontro multidisciplinar para discussão e partilha de aspetos relacionados com o tratamento e acompanhamento de doentes com aquela patologia. 

Promovido pela equipa multidisciplinar dedicada às Doenças Neuromusculares do Hospital de Braga, o encontro decorrerá entre as 15 e as 17 horas.

A partir de um caso clínico “tipo”, no encontro serão abordados aspetos relacionados com os cuidados dos doentes com esclerose lateral amiotrófica, desde o internamento ao ambulatório, passando pelos cuidados continuados e o estabelecimento precoce de um plano de cuidados desde o início do diagnóstico e intervenção.

“A ELA é uma doença complexa, que afeta diversos aspetos da vida dos pacientes. Por este motivo, é fundamental que todos os profissionais que lidam com os doentes com esta patologia trabalhem de forma coordenada e interativa”, explica a médica Ana Luísa Vieira, membro da comissão organizadora e científica do encontro.

Na opinião de Ana Luísa Vieira, “a troca de experiências e conhecimentos pode ampliar a visão sobre a ELA em todas as suas dimensões, resultando em melhores estratégias de tratamento e melhoria da qualidade dos cuidados prestados”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights