Maia quer avaliar criação de sala de consumo assistido

29 de Junho 2023

A Assembleia Municipal da Maia quer que seja avaliada a criação de uma sala de consumo assistido de drogas como medida integrada num programa para o uso vigiado de estupefacientes, anunciou o BE.

Em comunicado, os bloquistas referem que a criação de salas de consumo assistido, que “potenciam a aproximação dos consumidores à rede de cuidados de saúde”, tem de partir da iniciativa das câmaras municipais, pelo que aquele órgão aprovou uma recomendação ao executivo camarário para que avalie a implementação na área do Município do programa para consumo vigiado.

A recomendação, que partiu de uma iniciativa do BE apresentada na reunião da Assembleia Municipal daquele município do distrito do Porto, que se realizou segunda-feira, lembra que “a lei que consagra as políticas de prevenção e redução de riscos e minimização de danos” foi aprovada há 20 anos, mas que “ainda não foi aplicada na íntegra”.

O BE, lê-se, salienta que “a criação de estruturas sócio-sanitárias destinadas à sensibilização e ao encaminhamento para tratamento, bem como a prevenção e redução de comportamentos de risco acrescido” é a única das respostas previstas na Estratégia Nacional de Luta contra a Droga “que ainda não avançou”.

No texto, os bloquistas salientam que apesar das “80 experiências positivas em 11 países europeus e inúmeras chamadas de atenção das organizações que têm intervenção no terreno, os programas para consumo vigiado não têm tido concretização”.

A recomendação ao executivo, de maioria PSD, foi aprovada com a abstenção dos deputados municipais do PS, CDS-PP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights