Hospital de Chaves organizado para encaminhar urgências pediátricas para Vila Real

7 de Julho 2023

O ministro da Saúde afirmou esta quinta-feira estar preocupado com o encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Chaves, mas assegurou que "está tudo organizado" para os casos de emergência serem "o mais rapidamente possível encaminhados" para Vila Real.

“Claro que me preocupa. Devo dizer, em todo o caso, que está tudo organizado no Hospital de Chaves e nos serviços de emergência pré-hospitalares para, se aparecerem casos de emergência, serem o mais rapidamente possível encaminhados para a unidade de Vila Real”, afirmou Manuel Pizarro.

Em causa está o encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Chaves desde as 08:00 de quarta-feira e até às 08:00 de sexta-feira e entre o dia 12 e 17 de julho, passando o atendimento para a urgência de Vila Real.

O ministro, que falava aos jornalistas à margem da inauguração da Unidade de Saúde de Eixo, em Aveiro, destacou ainda que, apesar da distância entre Chaves e Vila Real ser “um pouco grande” (cerca de 70 quilómetros), as vias de comunicação entre as duas cidades são “muito fáceis”.

Pizarro considerou ainda que esta situação “demonstra mesmo” a necessidade de existirem mais profissionais de saúde no país.

“Estamos disponíveis para formar mais profissionais e contratar mais profissionais”, observou, assegurando que vai continuar o esforço para que “estes constrangimentos surjam o menos possível”.

“Quando surgir, temos que mitigar o impacto nas pessoas e dar a melhor resposta”, referiu.

Questionado se haveria a possibilidade de outras urgências hospitalares encerrarem durante este período de verão, Pizarro afirmou que tanto o Ministério da Saúde, como a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a trabalhar para que tal não aconteça.

Num comunicado dirigido à população da área de influência da unidade hospitalar de Chaves, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) especificou que a urgência pediátrica do Hospital Chaves está fechada entre as 08:00 de quarta-feira (05 de julho) e as 08:00 de sexta-feira (07 de julho), e ainda entre as 08:00 de quarta-feira, dia 12 de julho, e as 08:00 de segunda-feira, 17 de julho.

“Assim sendo, solicita-se aos utentes que, nestes dias, não se desloquem à urgência pediátrica de Chaves, sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 – que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação”, informou ainda o CHTMAD, através da rede social Facebook.

Acrescentou que, em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à urgência pediátrica, os utentes deverão dirigir-se à urgência da unidade hospitalar de Vila Real do CHTMAD.

O hospital de Chaves, instalado no Alto Tâmega, está integrado no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda a unidade hospitalar de Lamego.

Já em abril, a urgência pediátrica do Hospitalar de Chaves também esteve fechada no período da Páscoa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights