Hospital de Cascais inaugura Innovation Health Center

9 de Julho 2023

O Hospital de Cascais Dr. José de Almeida inaugurou o Innovation Health Center (IHC), um projeto que visa promover a área da inovação em saúde, tendo como base três pilares estratégicos: investigação e formação, transformação digital e sustentabilidade. 

O propósito do IHC passa, essencialmente, por fomentar o desenvolvimento do conhecimento e obter melhores resultados clínicos, através de novos modelos de organização, que possam gerar maior eficiência e sustentabilidade.

O Innovation Health Center é composto por um Centro de Investigação Clínica (CIC) e por uma área de Conhecimento. O primeiro vai dar suporte às equipas clínicas, na área da investigação, dentro e fora do hospital, contando já com um importante conjunto de ensaios clínicos em curso. A área do Conhecimento engloba uma biblioteca documental, um espólio de objetos do antigo Hospital Dr. José de Almeida e dedicar-se-á a diferentes projetos de formação. O objetivo é “sair” do formato original das formações, mantendo toda a atividade científica que suporta a atividade diária do hospital, realizar tertúlias e debates regulares sobre diferentes temáticas e, também, conhecer o outro lado dos profissionais organizando momentos artísticos/culturais, tais como exposições ou momentos musicais e de leitura. Pretende-se desta forma promover o conhecimento, nas suas inúmeras vertentes.

A sessão de inauguração teve início com as apresentações do Innovation Health Center por Dulce Gonçalves, Chief Innovation Officer e responsável do IHC, e do Centro de Investigação Clínica, por Maria João Lobão, Coordenadora do CIC. Seguiu-se uma mesa-redonda sobre o tema “Desafios e Oportunidades da Investigação Clínica da Iniciativa do Investigador”, moderada por Helena Beaumont, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), e com a participação de investigadores de diferentes áreas, como Marta Nogueira (médica investigadora), Paulo Cruchinho (enfermeiro investigador) e Marta Batista (ensaios clínicos). “A Importância Estratégica e a Contribuição da AICIB para a Investigação Clínica em Portugal” foi outro dos temas debatidos, com a intervenção de Filipa Luz (AICIB).

O evento terminou com uma conferência sobre “Future Directions of Antibody-Drug Conjugates”, com a participação de Javier Cortés, especialista de Oncologia Médica, Julia Camps, Chefe Corporativa da Área da Mama, e Mercedes Gozalbo, Diretora Corporativa de Investigação, ambas do Grupo de Saúde Ribera.

A representação do conceito inerente ao Innovation Health Center é a estrutura em dupla hélice do DNA, simbolizando o papel do Conhecimento e da Investigação no código genético do Hospital.

“A ideia é termos um projeto diferenciador, que dê suporte às nossas equipas para o seu desenvolvimento a nível científico e tecnológico, promovendo melhores resultados clínicos. O benefício para os utentes vem de forma indireta, proporcionando maior acessibilidade e melhor experiência de cuidados. Ou seja, quanto mais suporte dermos aos nossos profissionais para desenvolverem o seu conhecimento, melhor preparados vão estar para cuidar dos seus pacientes”, sublinha Dulce Gonçalves.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights