Cristina Jorge defende alteração na lei para permitir colheita de órgãos sem morte cerebral

19 de Julho 2023

A presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação defendeu esta quarta-feira uma alteração da lei que permita a recolha de órgãos a pessoas que estão em fim de vida, nos cuidados intensivos, a quem não chega a ser declarada morte cerebral.

“Infelizmente, em Portugal e no mundo inteiro, há falta de órgãos para transplante, porque também não recolhem ainda a todos os que falecem”, afirmou Cristina Jorge, apontando o caso das pessoas em “paragem cardiocirculatória controlada”.

“Os dadores em paragem cardiocirculatória controlada são pessoas que estão nos cuidados intensivos, em situações de fim de vida e a quem se desligam os aparelhos de suporte, porque não há hipótese nenhuma para aquela pessoa”, explica a presidente da SPT.

A especialista lembra que, em Portugal, estas pessoas não são consideradas dadoras – porque não chega a ser declarada a morte cerebral – e estes órgãos acabam por não ser aproveitados, ao contrário do que acontece, por exemplo, com os dadores em “paragem cardiocirculatória não controlada”.

“Estas são pessoas que estão na sua vida normal e que sofrem uma paragem cardíaca e são reanimadas e levadas ao hospital. Se aquela reanimação não for bem sucedida, elas podem ser consideradas dadoras e pode-se aproveitar os seus órgãos”, explicou.

Para que pudessem ser aproveitados os órgãos nos casos dos dadores “em paragem cardiorrespiratória controlada”, Cristina Jorge disse que a lei teria de ser alterada.

“Noutros países isto já acontece”, disse a especialista, lembrando: “Muitas vezes, não se chega àquela situação de morte cerebral”.

Para a presidente da SPT, que falava à Lusa no âmbito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinala na quinta-feira, uma alteração na lei poderia aumentar o número de dadores e de órgãos disponíveis para transplante.

Em Portugal, todos os cidadãos podem ser considerados potenciais dadores de órgãos, desde que não expressem oposição à dádiva no Registo Nacional de Não Dadores.

Os dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) divulgados em abril indicam que, no ano passado, se fizeram 814 transplantes de órgãos, mais 15 do que em 2021. Os números apontam ainda para o maior número de sempre de pulmões transplantados – 76 órgãos em 39 doentes.

Portugal ocupou em 2021 o 4.º lugar no ranking mundial da doação de órgãos de dador falecido, com 29,6 dadores por milhão de habitantes (pmh).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Chamadas para o SNS24 disparam 71% ao ano, mas taxa de atendimento cai para 75%

O serviço de atendimento telefónico SNS24 registou um crescimento anual de 71% no volume de chamadas desde 2023, ultrapassando os níveis pré-pandemia. Contudo, a capacidade de resposta não acompanhou este boom, com a taxa de chamadas atendidas a cair para 74,9%, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do modelo

ULSEDV Promove Primeiro Encontro Conjunto para Cuidados da Mulher e da Criança

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga organiza a 11 e 12 de novembro de 2025 as suas primeiras Jornadas da Saúde da Mulher e da Criança. O evento, no Europarque, em Santa Maria da Feira, visa consolidar a articulação clínica entre os hospitais e os centros de saúde da região, num esforço para uniformizar e melhorar os cuidados prestados.

Projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” foca cancro da bexiga para quebrar estigma

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou uma nova temporada do projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” dedicada ao cancro da bexiga. Especialistas e doentes unem-se para combater o estigma em torno dos sintomas e alertar para a importância do diagnóstico atempado desta doença, que regista mais de 3.500 novos casos anuais em Portugal.

Maria Alexandra Teodósio eleita nova Reitora da Universidade do Algarve

O Conselho Geral da Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com 19 votos, numa sessão plenária realizada no Campus de Gambelas. A investigadora e atual vice-reitora, a primeira mulher a liderar a academia algarvia, sucederá a Paulo Águas, devendo a tomada de posse ocorrer a 17 de dezembro, data do 46.º aniversário da instituição

Futuro da hemodiálise em Ponta Delgada por decidir

A Direção Regional da Saúde dos Açores assegura que nenhuma decisão foi tomada sobre o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada. O esclarecimento surge após uma proposta do BE para ouvir entidades sobre uma eventual externalização do serviço, que foi chumbada. O único objetivo, garante a tutela, será o bem-estar dos utentes.

Crómio surge como aliado no controlo metabólico e cardiovascular em diabéticos

Estudos recentes indicam que o crómio, um mineral obtido através da alimentação, pode ter um papel relevante na modulação do açúcar no sangue e na proteção cardiovascular, especialmente em indivíduos com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Uma meta-análise publicada na JACC: Advances, que incluiu 64 ensaios clínicos, revela que a suplementação com este oligoelemento está associada a melhorias em parâmetros glicémicos, lipídicos e de pressão arterial, abrindo caminho a novas abordagens nutricionais no combate a estas condições

Alzheimer Portugal debate novos fármacos e caminhos clínicos em conferência anual

A Conferência Anual da Alzheimer Portugal, marcada para 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai centrar-se no percurso que vai “Da Ciência à Clínica”. Especialistas vão analisar os avanços no diagnóstico, novos medicamentos e a articulação entre cuidados de saúde e apoio social, num evento que pretende ser um ponto de encontro para famílias e profissionais

Bayer anuncia redução significativa de marcador renal com finerenona em doentes com diabetes tipo 1

A finerenona reduziu em 25% o marcador urinário RACU em doentes renais com diabetes tipo 1, de acordo com o estudo FINE-ONE. Este é o primeiro fármaco em mais de 30 anos a demonstrar eficácia num ensaio de Fase III para esta condição, oferecendo uma nova esperança terapêutica. A segurança do medicamento manteve o perfil esperado, com a Bayer a preparar-se para avançar com pedidos de aprovação regulatória.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights